A incrível psicologia das cores (e como ela pode ser aliada do seu negócio)

Paleta de diversas cores
As cores transmitem emoções conscientes e subconscientes e é um poderoso instrumento de marketing (Imagem: Robert Katzki)
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Trata-se de um estudo psicológico mais profundo, mas, ao menos superficialmente, todo mundo sabe que cada cor possui um certo significado e produz certa reação nas pessoas. Cores “quentes”, como amarelo, laranja, e vermelho, são normalmente associadas ao verão e coisas mais alegres, enquanto que cores “frias”, como azul e verde, remetem a momentos mais calmos, de introspecção.

Nesta seara, a mensagem que uma marca ou evento quer passar depende, também, das cores que serão utilizadas em seu logo e seus materiais de divulgação. As pessoas muitas vezes não percebem, vez que é algo mais inconsciente, mas tendemos a adquirir mais confiança e ver mais verdade em materiais promocionais de marcas em que as cores sejam condizentes com a mensagem que quer ser passada.

Assim, é interessante saber e entender o significado das cores e em que tipo de peça publicitária ou em que contexto elas podem e devem ser utilizadas, a fim de que você saiba passar a mensagem que deseja para potenciais clientes e consumidores. A seguir, um pequeno resumo das principais cores e o que costumam significar, além de dicas com relação ao que elas podem ser associadas.

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Vermelho: a cor mais forte

O vermelho é uma cor forte, e serve para captar a atenção de quem visualiza, vez que a cor está associada à paixão, entusiasmo e energia. É por este motivo que muitas marcas escolhem tons mais avermelhados para seus botões “compre aqui” ou “compre agora”: atraindo a atenção dos clientes para tais opções, inconscientemente pode estar ajudando eles a decidirem adquirir logo determinado produto.

Todavia, é bom não exagerar no vermelho: em excesso, ele pode remeter a sentimentos negativos como medo e apreensão. Como em tudo, o segredo é a parcimônia e o bom-senso na hora de escolher a quantidade e o tom avermelhado que será utilizado.

Laranja: criatividade e aventura

O laranja é um tom mais fraco em relação ao vermelho, mas ainda assim é uma forma importante de chamar atenção do cliente ou visitante. Ao representar algo criativo e aventureiro, a cor dá um tom mais suave, e costuma ser utilizada principalmente para publicidades infantis e canais de televisão voltados à crianças.

Amarelo: a cor do sol

O amarelo está ligado diretamente ao sol, o astro rei de nosso sistema solar. Desta forma, os sentimentos de alegria, otimismo e calor são evocados assim que as pessoas enxergam coisas neste tom de cor. Entretanto, também carrega, do lado negativo, o significado de alerta, ou de falsidade, na medida em que a cor pode significar também que algo está em perigo. Vale utilizá-lo, mas é bom tomar cuidado, então.

Verde: natureza e vida saudável

Por óbvio, o verde lembra natureza e todos os significados que ela traz consigo: tranquilidade, saúde, generosidade e fertilidade. Do lado oposto, todavia, também pode ser entendido como inveja ou algo traiçoeiro, como é o meio ambiente, afinal. Em tempos de sustentabilidade, vale a pena investir nesta cor para sua marca, mas é bom ficar atento se o seu produto realmente possui alguma relação com algo ambiental; caso não, pode soar algo forçado.

Azul: céu e mar

O azul é associado tanto à paz e tranquilidade do céu quanto à turbulência do mar e das águas. Ainda, pode significar harmonia e confiança, uma vez que é uma cor que transmite calma. Do lado oposto, contudo, por ser uma cor fria, o azul pode ser encarado como sinal de frieza e distanciamento por quem visualiza, então vale, como para todas as outras cores, utilizar-se dele de maneira equilibrada.

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Branco: inocência e paz

O primeiro significado que o branco transmite é a paz. Amplamente e historicamente utilizado como sinônimo de paz, seja para dar fim a conflitos, ou até mesmo pela pomba branca, que é muito conhecida também com esta sinônimo. Mas o branco também transmite sensações de bondade e humildade, ou, do lado negativo, distanciamento ou frieza (assim como o azul). Como os templates das páginas normalmente possuem fundo branco, ele não costuma ser tão utilizado nas marcas, porquanto ficaria tudo muito monocromático.

Preto: mistério e elegância

O preto, na nossa cultura ocidental, é fortemente associado ao luto. Porém, ele é muito mais do que isso: transmite elegância e mistério, além de poder e sofisticação, por ser uma cor neutra e que pode ser combinada com várias outras sem que a imagem fique muito carregada ou pesada. Várias marcas utilizam-se do preto como forma de demonstrar que são adaptáveis a qualquer circunstância, também.

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Cinza: neutralidade e equilíbrio

Sendo um meio tom entre o preto (a ausência de cores) e o branco (todas as cores juntas), o cinza represente este equilíbrio que sempre deve haver tanto entre as cores quanto em nossa vida. O significado negativo do cinza pode ser a falta de “cor” ou alguma associação com depressão ou momentos ruins, mas, caso utilizado com parcimônia, pode compôr bem uma marca.

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