Drive thru do INSS foi ampliado para mais estados; veja como funciona

Devido o prolongamento do fechamento das agências do INSS, o instituto resolveu implantar em todo o Brasil o serviço Exigência Expressa, conhecido como “drive-thru” para que os segurados realizem a entrega de seus documentos.

Drive thru do INSS foi ampliado para mais estados; veja como funciona
Drive thru do INSS foi ampliado para mais estados; veja como funciona (Imagem: Reprodução Google)

Para entregar os documentos pelo “drive” será colocado uma urna em frente as agências. O segurado deve colocar na urna da agência mais próxima de sua casa uma cópia simples dos documentos pedidos pelo INSS.

Esta medida foi criada para contornar o fechamento das agências em março em decorrência da pandemia do coronavírus, em que os atendimentos estão sendo realizados apenas de forma remota.

Em meio a isso, o INSS viu a necessidade de colocar uma alternativa para que as pessoas que possuem processos parados pudessem cumprir as exigências para a conclusão da análise de seu benefício.

A Exigência Expressa já estava sendo aplicada como um piloto em São Paulo, desde o começo de julho, para agilizar a conclusão dos processos que dependem da apresentação de algum documento.

Após isso, começou a ser adotada em outros estados e já está funcionando em 803 municípios, sendo 215 em São Paulo, 158 na região Sul e 430 no Nordeste.

Nas regiões Sul e Nordeste, o serviço já está disponível aos segurados de 588 cidades, incluindo 11 capitais: Aracajú (SE), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA), São Luís (MA) e Teresina (PI).

O “drive-thru” do INSS, já está sendo aplicado também pelo interior e chegou a outros importantes centros urbanos das duas regiões, como Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Cascavel (PR), Caucaia (CE), Caxias do Sul (RS), Joinville (SC), Londrina (PR), Maringá (PR), Mossoró (RN), Pelotas (RS), Petrolina (PE), Ponta Grossa (PR) e Vitória da Conquista (BA).

Como funciona o drive thru no INSS

Para garantir a entrega dos documentos é necessário agendar pelo telefone 135 ou pelo portal Meu INSS, tendo em mãos o número do protocolo do benefício que está em análise, nome e CPF da pessoa que irá depositar o envelope com a documentação na urna.

Horário de coleta

O envelope com os documentos devem ser depositados em uma das urnas que ficam em frente as agências de segunda a sexta-feira das 7h às 13h. Em todas as localidades o horário é o mesmo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.