No mês de julho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizou a notificação para as pessoas que deram entrada em pedidos de benefícios sobre a necessidade de cumprir algumas exigências. Até ontem (10), cerca 625 mil segurados já tinham sido informados pelo INSS por telefone ou mensagem de texto no celular (SMS).
![INSS notificou sobre pendências de documentos? Veja como envia-los online](https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2020/07/inss.png)
Hoje, 861 mil requerimentos já foram analisados pelo INSS e estão dependendo de alguma ação por parte do segurado.
Por conta das agências fechadas, é preciso que as pendências sejam corrigidas por meio do site ou aplicativo.
Não é necessário que o seguro espere o contato do INSS para saber se o processo está parado ou não.
Essa notificação é automática e aparece no visor do celular caso o requerente tenha o aplicativo Meu INSS. Além disso, essa informação pode ser obtida pela central telefônica 135.
Em ambos, a documentação ou informações necessárias estarão descritas. De acordo com o INSS, o tempo médio para que sejam concluídos os pedidos de benefício previdenciários hoje é de 39 dias.
Por isso, se o segurado deu entrada na solicitação há mais tempo, é preciso conferir se necessita cumprir alguma exigência, mas é preciso lembrar que por lei o INSS tem o prazo de 45 dias para concluir a análise de requerimentos.
Após esse período, o atraso na concessão do benefício pode implicar em pagamento de correção.
Como enviar a documentação pelo Meu INSS?
- Acesse o aplicativo ou o site;
- Selecione “agendamentos/solicitações”;
- Localize o processo que está com exigência;
- Clique na lupa para detalhar o requerimento;
- Procure por “cumprir exigência”;
- Clique em anexar arquivo, cada arquivo deve ter o tamanho máximo de 5MB;
- Clique em “anexar” e escolha o arquivo que deseja enviar;
- Repita isso para todos os documentos que deseja enviar;
- Aperte confirmar;
- Já no campo “responda aqui”, escreva esclarecimentos sobre a exigência, isso vai ajudar na hora da análise do INSS.
Prova de Vida
O INSS ainda deve incluir mais dois serviços em seu aplicativo. Os beneficiários poderão fazer a prova de vida por meio do celular.
Em um primeiro momento, a prova de vida será feita por meio de reconhecimento facial com o uso da câmera do celular, para aqueles que têm carteira de motorista e título de eleitor digital.
O projeto-piloto tem como foco atender as pessoas deveriam ter feito essa comprovação antes da suspensão da exigência.
Todos os segurado do INSS devem fazer a prova de vida, todos os anos. Independente da idade, do tipo de benefício que está sendo recebido pelo segurado ou a forma de recebimento, que pode ser feita por conta-corrente, conta-poupança ou cartão magnético.
Essa é uma medida feita desde 2012 pelo beneficiários para evitar fraudes no recebimento do benefício. A validade da prova de vida é de um ano e deve ser feito no banco em que o segurado recebe o seu benefício.
Caso o beneficiário não faça a prova de vida,o seu benefício é suspenso por tempo indeterminado ou cancelado.
Além disso, o INSS deseja fazer o pagamento automático para os benefícios concedidos por meio de vias judiciais.
Hoje, o INSS não consegue cumprir as datas de pagamento que são determinadas pela Justiça. Por isso, acaba pagando multas e gera problemas para o segurado, que depende do benefício para muitas coisas.
O objetivo dessa ferramenta é reduzir o tempo de espera que o segurado terá entre a decisão da Justiça e a implantação do benefício, que às vezes pode demorar de três meses ou mais. Com essa nova ferramenta, o pagamento pode ser realizado em horas para os contribuintes.
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