Cariocas reclamam de instabilidade no atendimento remoto do Detran-RJ

Devido a pandemia do coronavírus, os atendimentos no Detran-RJ foram reduzidos e isto tem levado muitas pessoas à porta da sede do órgão no Centro do Rio, e também a outros postos de atendimento espalhados. As filas são formadas por gente que não consegue agendar os serviços pela internet ou por telefone.

Cariocas reclamam de instabilidade no atendimento remoto do Detran-RJ
Cariocas reclamam de instabilidade no atendimento remoto do Detran-RJ (Imagem: Mesquito Online)

Fernando Nascimento que é auxiliar de cozinha, relatou que está a uma semana tentando agendar o pedido para tirar a segunda via do documento de identidade. Ele era um das várias pessoas que estavam na fila da sede na segunda-feira (10).

“Esse documento é muito importante para mim, não só pela minha identificação na sociedade, como também para procurar trabalho, porque estou desempregado. Fui ao serviço social do Segurança Presente do Méier, consegui pegar um encaminhamento pra vir hoje aqui, mas só vou conseguir pegar a partir do dia 24”, explicou.

Ele ressalta que os governantes deveriam dar mais atenção à população que necessita dos serviços do Detran, e que é desgastante acordar às quatro da manhã somente para tirar um documento sem que ele tenha nenhuma previsão de ser atendido.

Lentidão acontece também para veículos

O processo para a primeira habilitação de Daniel Silva está se tornando uma luta, segundo comentou em entrevista concedida ao portal G1.

“Já fiz o pagamento do Duda, mas infelizmente não consigo agendar o exame para poder iniciar as aulas teóricas na autoescola. O Detran informa que as vagas são disponibilizadas de segunda a sexta-feira, entre 8h e 19h, isso diariamente, mas, infelizmente, não é o que acontece na prática”, reclamou.

Daniel afirma que as pessoas que tentam entrar no portal para realizar o agendamento às 8h, veem uma mensagem que diz que não há acesso aos dados do Detran.

“Logo depois aparece uma mensagem falando que as vagas para determinado local já se encerraram. Por telefone, é quase impossível conseguir atendimento. Ligo diversas vezes, durante o dia, e, quando consigo atendimento, sou informado que as vagas já encerraram”, explicou.

O que diz o Detran-RJ

Segundo o Detran, para evitar que as aglomerações acontecessem, o órgão teve que reduzir a capacidade de atendimento e o número de agendamentos nas unidades.

Foi informado também que diariamente o órgão está oferecendo 11.400 vagas de serviço e que 8 mil são reservadas para veículos. O Detran ainda diz que os casos de emergência estão sendo priorizados.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.