As 10 cidades onde o aluguel de temporada é mais alto no Brasil

De uma casa com piscina numa praia badalada a uma simples cabana em uma praia paradisíaca e menos movimentada, as locações para férias podem te fazer gastar ou economizar seu dinheiro, oferecendo todo o conforto de uma casa de férias longe de casa, desde que você saiba pesquisar bem o local para onde irá viajar.

Praia em Arraial do Cabo, Rio de Janeiro
Arraial do Cabo: Para passar uma temporada neste paraíso é preciso pagar uma bagatela (Imagem: IG TURISMO)

Mas como você sabe que está fazendo um bom negócio? Visitar alguns locais famosos te fará gastar um pouco mais, embora muitos destinos sejam o desejo de muitos turistas. E com mais pessoas do que nunca optando por propriedades de aluguel em vez de hotéis, como você faz para ir de férias e encontrar um belo tesouro escondido?

De maneira geral, aqui estão algumas dicas a serem lembradas por você na hora de optar por um imóvel de temporada. Acompanhe!

1. Saiba o que você quer vivenciar antes de alugar

Você planeja relaxar ou sair por aí? Há crianças no seu grupo? Quão importante é essa vista para o mar, realmente? Conhecer suas preferências ajudará você a encontrar o aluguel certo sem gastar demais. Não se esqueça de coordenar o seu grupo com antecedência, para que você obtenha o melhor negócio para todos.

2. Obtenha seu tempo certo

A regra geral com aluguel de temporada é reservar com antecedência. De fato, diferentemente dos hotéis e das passagens aéreas, não há virtude em esperar muito para reservar casas para alugar na Praia Grande, por exemplo. Portanto, planeje isso com meses de antecedência, se puder. A exceção é se você estiver indo para um destino menos popular, onde a oferta pode superar a demanda por aluguel. Nesse caso, muitas vezes você pode esperar até o último minuto e ver reduções significativas de preço.

Poupar é uma ótima forma de se planejar para o lazer, mas nem sempre o mais barato vale a pena (Imagem: Reprodução/divulgação)

3. Seja flexível com suas datas

Se você planeja visitar o nordeste ou praias brasileiras mais badaladas no verão, prepare-se para preços altíssimos e concorrência acirrada nas propriedades de aluguel. Mova essas férias para a primavera ou de volta ao outono – que muitos viajantes experientes argumentam que são as melhores estações para visitar de qualquer maneira – e você encontrará melhores preços e disponibilidade, ao exemplo de valores de aluguel na Praia Grande. Os sites de reservas geralmente apresentam gráficos de tarifas que permitem acompanhar as taxas ao longo do tempo. Reservar na última semana de baixa temporada poderá te ajudar a economizar centenas de reais, mas fique atento à quantidade de imóveis disponíveis, pois isso pode variar muito de acordo com a quantidade de interessados.

4. Conheça sua terminologia

Especialmente se você reserva através de um site ou aplicativo de aluguel, conheça as distinções entre termos como “casa à Beira-mar” ou “apartamento próximo ao beira-mar” (somente os primeiros garantem que você esteja perto mesmo da água). Por isso, sempre peça fotos do imóvel alugado, se nenhuma imagem for fornecida em formato on-line.

5. Pesquise em mais de um site

Há uma boa chance de você ter um site obrigatório para pesquisas de aluguel. Mas obter a melhor seleção significa examinar listagens de várias fontes. Especialmente se você conhece o bairro onde deseja ficar, deve lançar uma ampla rede. Os sites que agregam anúncios são um bom começo, mas não se esqueça dos sites específicos do local, que podem ter imóveis de alta qualidade anunciados, que muitas vezes quem é de fora da região não conhece.

Poupança ainda é um bom investimento? Entenda aqui!

6. Evitar áreas turísticas

Ficar bem perto de locais turísticos pode parecer incrível, especialmente se você deseja um luxuoso apartamento para alugar na Praia Grande. Mas esteja ciente que você pagará a mais por isso. Lembre-se que reservas nos pontos de acesso turístico podem ser ridículas, com locações abaixo da média geralmente pagando o preço mais alto. É melhor procurar lugares próximos ao transporte público ou a uma curta distância de carro de destinos populares.

7. Poupe dinheiro, mas não alugue algo barato demais

Se você vai para um destino caro, não peque pelo excesso de zelo. Se você não deseja gastar mais em espaço e comodidades que não usará nem apreciará, procure evita-los. Mas você também não quer passar uma semana em um local bastante simples apenas para economizar alguns reais – isso pode dar um ar menos sóbrio à sua viagem dos sonhos. Por isso,  considere o que você vai precisar – e também do que você vai gostar. Não, esse terraço no jardim não é uma necessidade. E claro, você não precisa da televisão de 42 polegadas. Mas adivinhem? Você está de férias.

8. Fique seguro e proteja-se

A esmagadora maioria dos anúncios de aluguel on-line é legítima. No entanto, o risco de fraude ainda é muito real, com vários possíveis inquilinos sendo roubados nos últimos anos. A diretriz de segurança número um, de acordo com especialistas, é entrar em contato com o gerente da propriedade com antecedência. Faça perguntas, colete informações e vá embora se algo parecer suspeito. Muitos sites fornecem medidas de segurança integradas, e as revisões muitas vezes podem identificar quaisquer sinais de alerta. Além disso, certifique-se de usar um cartão de crédito para todas as compras, pois as operadoras geralmente possuem proteções contra fraudes internas.

Conheça as 10 cidades campeãs de custos de aluguel no país

Ao procurar pelas seguintes praias abaixo, você acabará gastando um pouco mais. Porém, esteja ciente de que nestes locais terá uma oportunidade inigualável de conhecer a natureza exuberante presente nas cidades brasileiras, especialmente as presentes em nosso litoral, repleto de belezas naturais e oportunidades de praticar esportes radicais, ter contato com a natureza, mais qualidade de vida e lazer:

  1. Rio de Janeiro no Estado do Rio de Janeiro
  2. Arraial do Cabo no Rio de Janeiro
  3. Ubatuba em São Paulo
  4. Balneário Camboriú em Santa Catarina
  5. Guarujá em São Paulo
  6. Florianópolis em Santa Catarina
  7. Búzios no Rio de Janeiro
  8. Campo Grande em São Paulo
  9. Cabo Frio no Rio de Janeiro
  10. Salvador na Bahia

Gostou destas dicas? Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais!

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!