Idosos e estudantes podem perder direito a meia-entrada nos cinemas

A venda de meia-entrada tem crescido consideravelmente em todos os cinemas do país. Por três anos consecutivos, a participação da entrada inteira tem caído. O programa de humor Porta dos Fundos, inclusive, já brincou com o tema, afirmando que “a meia é a nova inteira, e a inteira é o novo dobro”. Podemos afirmar que os números confirmam isso, afinal, no ano passado, mais de 80% dos ingressos vendidos pelo país, foram de meia-entrada.

Idosos e estudantes podem perder direito a meia-entrada nos cinemas
Idosos e estudantes podem perder direito a meia-entrada nos cinemas (Foto: Google)

Esses dados são da Agência Nacional do Cinema (Ancine), e fez com que o órgão pesquisasse a respeito da obrigatoriedade legal de manter a meia-entrada. Além disso, está sendo analisado o impacto para as empresas que exibem os filmes.

Como o governo vê a extinção da meia-entrada

O Ministério da Economia já se manifestou e diz que é a favor da extinção de todas as práticas que ajudam a fornecer a meia-entrada para idosos e estudantes. O governo se baseia nas informações do Sistema de Controle de Bilheteria (SBC), por meio do qual a Ancine tem acesso às informações de mais de 3 mil salas em todo o país.

Essas informações mostram o número de bilhetes vendidos em tempo real e os divide em todas as categorias: inteira, meia-entrada, promoções, cortesias, etc. Além disso, é possível verificar as vendas pelo filme, horário e dia.

Com esses dados, a Ancine conseguiu ver que em 2017, as vendas dos ingressos de meia-entrada era de 80% do total dos vendidos. Outro ponto é que 60% desses ingressos, estavam ligados às regras e leis que impõe a venda desse tipo de cortesia.

Atualmente, existem três leis federais que instituem a meia-entrada. Segundo a Ancine, a estimativa é que mais de 96 milhões de pessoas se enquadrem nesses critérios, o que seria quase metade da população.

Outro ponto é que existem também as leis estaduais e municipais, que aumentam o número de beneficiários. Em alguns lugares, professores também podem pagar menos.

Além disso, as regras municipais podem beneficia servidores públicos, doadores de sangue, portadores de câncer, doadores de medula, além de sindicatos de categorias profissionais, entre outros.

 

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e graduanda de Administração pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, atua como redatora do portal FDR e demais portais de notícias desde 2017, produzindo conteúdo sobre economia, finanças pessoais e programas sociais.