Guedes fala sobre venda de três ou quatro empresas públicas nos próximos dias

Para encerrar dívidas públicas, governo federal planeja privatizar até quatro de suas empresas. Nessa semana, em entrevista concedida para aFundación Internacional para la Libertad (FIL), o ministro da economia, Paulo Guedes, informou que dentro de 60 dias estará negociando a venda de estatais federais.  

Guedes fala sobre venda de três ou quatro empresas públicas nos próximos dias (Imagem: Reprodução – Google)

De acordo com o ministro, trata-se de uma estratégia para limpar o orçamento da União, gravemente afetado pela pandemia do novo coronavírus. 

A decisão de privatizar as empresas públicas vem sendo debatida antes mesmo do covid-19 chegar ao país. Ainda no primeiro ano de gestão, Guedes e o presidente Jair Bolsonaro, já avaliavam a possibilidade de negociar marcas como o Banco do Brasil e até mesmo a Petrobras.  

“Temos menos tempo, perdemos um ano em termos de espaço fiscal, mas ganhamos milhões de vidas. A economia continuou com os sinais vitais preservados. Então, estou dizendo que o Brasil vai surpreender o mundo de novo. No ano passado, passamos uma reforma difícil [Previdência] e vamos surpreender neste ano, porque estávamos votando as propostas”, declarou Guedes. 

Em uma transmissão ao vivo, realizada nessa quinta-feira (06), o ministro se pronunciou sobre o repasse do Banco do Brasil, afirmando está estudando as possibilidades.

Entretanto, em conversa com Bolsonaro, no dia 22 de abril por meio de uma reunião ministerial, soltou a seguinte frase: “Tem que vender essa p***** logo“.  

Questionado sobre a aceitação das propostas no Congresso, Guedes pareceu positivo, alegando que acredita que contará com o apoio dos demais representantes. Para reforçar o comprometimento e aliança política, relembrou a votação da reforma da previdência, reforçando que a atual gestão pública está a favor das mudanças.  

“Eu acho que o Congresso estará ao nosso lado. O presidente estará nos ajudando com a coordenação política“, declarou.  

Alterações no PIB 

No evento, Guedes ainda falou sobre as expectativas de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2021, que atualmente espera uma alta de 3% a 3,5%. 

“Não gosto de previsões. O que podemos fazer é atuar como um bom jardineiro. Só podemos cuidar do jardim e esperar que as borboletas venham. Acho que o Brasil vai voltar logo, talvez mais cedo o que muitos países avançados”.  

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.