Governo de Alagoas lança ferramenta online para impressão do IPVA 2020

Com a finalidade de modernizar o atendimento do setor da fazenda, o Governo do estado de Alagoas anunciou, na última quinta-feira (06) o lançamento da atendente virtual Nise. Durante conversa com usuário, é possível fazer emissão do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). 

Governo de Alagoas lança ferramenta online para impressão do IPVA 2020
Governo de Alagoas lança ferramenta online para impressão do IPVA 2020 (Imagem: FDR)

Sendo assim, em relação à emissão do boleto do IPVA, os usuários que desejam realizar o serviço devem fazer um cadastro na ferramenta.

Logo após, é preciso selecionar a opção “Impostos” no menu. Em seguida, deve clicar em “IPVA” e em “Emissão de boleto”. 

A partir daí o usuário terá acesso a uma carta de serviços com as instruções necessárias. Clicando em “Acessar serviço”, o sistema solicitará dados do veículos. Só então que será gerado o link para o boleto da parcela escolhida.

Ademais, com o serviço ofertado pela atendente virtual oferece uma forma prática para realização de outras demandas da Secretaria da Fazenda. 

Ferramenta online será principal canal para serviços

Conforme informado pelo secretário da Receita Estadual de Alagoas, Luiz Dias, a atendente virtual Nise será o principal canal online para orientação e atendimento à contribuintes em relação aos serviços oferecidos pela Secretaria. Bem como os procedimentos e respectiva legislação. 

Essa ferramenta faz parte do Novo Modelo de Atendimento Virtual Integrado da Sefaz, que quebra paradigmas e traz modernidade ao atendimento prestado, além de aprimorar a qualidade do atendimento e da comunicação com o contribuinte”, disse. 

Ademais, o processo de desenvolvimento desse sistema virtual será feito por etapas, conforme anúncio do governo.

Atualmente, a assistente virtual presta serviço de orientação, onde perguntas mais frequentes feitas por contribuintes são atendidas no portal do Sefaz de Alagoas.

Inclusive, também, por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, no número (82) 98137-4724. Assim, ao todo são 342 perguntas e respostas, sobre assuntos como: 

  • IPVA;
  • Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD);
  • Cadastro;
  •  Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviço (ICMS);
  • Documentos Fiscais;
  • Simples Nacional;
  • Ação Fiscal;
  • Contencioso;
  • Documentos de Arrecadação.

Entenda o nome “Nise”

O nome “Nise” escolhido para atendente virtual, é uma homenagem à alagoana Nise da Silveira, uma das primeiras mulheres do país a se formar no curso de Medicina. Nise era contrária a tratamentos agressivos que ocorriam na época, tais como confinamentos em hospitais e eletrochoque.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e graduanda de Administração pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, atua como redatora do portal FDR e demais portais de notícias desde 2017, produzindo conteúdo sobre economia, finanças pessoais e programas sociais.