O Comando da Aeronáutica abriu as inscrições para o Processo Seletivo de contratação de profissionais para o Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica. O curso será realizado no segundo semestre de 2021. Interessados deverão se inscrever, até às 15h do dia 26 de agosto, por meio do site da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR).
A taxa de inscrição é de R$60 e a isenção pode ser requerida durante o momento de inscrição. Para concorrer, os candidatos precisam ter concluído com aproveitamento o ensino médio do Sistema Nacional de Ensino.
Ademais, precisam ter mais de 17 anos e não completar 25 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso. Em caso de menores de 18 anos, os candidatos devem estar autorizados pelos responsáveis legais, além de outros requisitos que compõem o edital.
O curso é ministrado sob regime de internato militar, com duração aproximada de dois anos. Será realizado na EEAR, em Guaratinguetá – São Paulo. A formação abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.
Das vagas
As 289 vagas, que serão disponibilizadas, são destinadas aos cidadão brasileiros, de ambos os sexos. São reservadas vagas às pessoas que se enquadram nos requisitos do edital. Confira as especialidades.
- 16 vagas para Comunicações;
- 8 vagas para Foto Inteligência;
- 34 vagas para Guarda e Segurança;
- 20 vagas para Eletricidade e Instrumentos;
- 10 vagas para Estrutura e Pintura;
- 12 vagas para Metereologia;
- 18 vagas para Suprimento;
- 12 vagas para Informações Aeronaúticas;
- 10 vagas para Bombeiro;
- 4 vagas para Cartografia
- 3 vagas para Desenho;
- 10 vagas para Eletromecânica;
- 4 vagas para Metalurgia;
- 128 vagas para Controle de Tráfego Áereo.
Das etapas do concurso da Aeronáutica
O Processo Seletivo é constituído por uma prova escrita, Inspeção de Saúde (Inspsau), Exame de Aptidão Psicológica (EAP), Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF), procedimento de heteroidentificação complementar e validação documental. Todas as etapas são de caráter eliminatório. A prova escrita, além de eliminatória, também é classificatória.
A prova está prevista para ser aplicada em 22 de novembro de 2020, a partir de 9h40. Serão avaliadas questões de língua portuguesa, língua inglesa, matemática e física.
A prova, que terá duração de 4 horas e 20 minutos, será aplicada em 15 cidades brasileiras. São elas:
- Belém (PA)
- Recife (PE)
- Natal (RN)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Belo Horizonte (MG)
- São Paulo (SP)
- São José dos Campos (SP)
- Campo Grande (MS)
- Canoas (RS)
- Santa Maria (RS)
- Curitiba (PR)
- Brasília (DF)
- Manaus (AM)
- Porto Velho (RO)
- Boa Vista (RR)
Para mais detalhes e informações, é preciso acessar o edital de abertura disponibilizado no site.