Senai abre inscrições para cursos gratuitos em EAD

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em parceria com a multinacional CISCO Brasil, vai oferecer capacitação de profissionais para trabalhar com segurança cibernética. 

Senai abre inscrições para cursos gratuitos em EAD
Senai abre inscrições para cursos gratuitos em EAD (Foto:Google)

O Programa Ciber Educação Cisco do Brasil, tem o intuito de ampliar a oferta de jovens profissionais com qualificação para a indústria brasileira, já que houve um aumento nos ciberataques durante o período da pandemia causada pelo novo coronavírus.

A primeira etapa é introdutória, depois dela cerca de 2 mil alunos vão passar para um processo de avaliação profissional. Esse processo será dividido em duas etapas que ocorrerão em 2020 e 2021. 

Os melhores alunos vão ser selecionadas para vagas em empresas parceiras da CISCO, ou outras organizações interessadas em contratar estes profissionais.

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), entre 2020 e 2024, devem ser geradas mais de 350 mil novas vagas na área de Tecnologia da Informação (TI), sendo mais de 37 mil delas em Segurança da Informação.

O Senai já notou uma preocupação do setor de produção com relação aos prejuízos que poderão surgir por conta da vulnerabilidade de dados. 

As pessoas que são procuradas pelo programa são aqueles que já possuem algumas formação em TI, que estejam fazendo curso técnico ou superior. 

Desde o dia 1º de agosto, os interessados podem fazer a sua inscrição por meio do site Mundo Senai para a primeira etapa de capacitação, chamada Learn-a-Thon.

Serão dois cursos autoinstrucionais: Introdução à Cibersegurança, de 15h de duração e Fundamentos em Cibersegurança de 30h. 

Em conjunto com outras instituições associadas ao programa da Cisco, a expectativa dos organizadores é de que mais de 15 mil alunos se inscrevam para esta fase, nas duas ondas do programa.

Vagas

Após a etapa de instruções, cerca de mil alunos de todo o Brasil vão ser selecionados para a segunda fase.

Os alunos selecionados realizarão dois cursos de educação profissional gratuitos mediados pela plataforma https://www.netacad.com/pt-br, com instrutores SENAI credenciados na Cisco Networking Academy.

Ao fim desse processo, os melhores alunos devem concorrer a vagas de estágio ou emprego em empresas do ecossistema formado pela Cisco e parceiros. 

A expectativa é de que no ano que vem seja realizado a segunda vez esses cursos de capacitação com novas possibilidades de emprego.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!