O Centro de Educação Integrada (CEI) foi inaugurado em João Pessoa, na quarta-feira (5). O complexo educacional ampliará o ensino integral para estudantes da rede municipal de ensino de oito escolas de Mangabeira e Cidade Verde. O projeto vai oferecer esporte, cultura, lazer e cursos auxiliares aos alunos, no turno oposto das aulas regulares.
A inauguração fez parte das comemorações de 435 anos da capital da Paraíba. De acordo com o prefeito Luciano Cartaxo, o complexo institucional vai elevar o índice de estudantes com ensino em tempo integral a 40%.
Eles estarão o dia todo ocupados com atividades educacionais, de tal forma que alunos matriculados nas escolas no turno matutino terão acesso ao CEI à tarde. Enquanto para os que estudam à tarde, o complexo estará disponível pela manhã.
“No final da manhã, ao acabar as aulas nas escolas, os ônibus pegam os alunos e trazem para o CEI, onde eles almoçarão e, em seguida, passarão por uma série de atividades. Quem estuda a tarde, inicia o dia no CEI, e após almoçar, é levado pelos ônibus escolares para suas escolas”, explicou Luciano Cartaxo.
Estrutura do complexo educacional
O objetivo do complexo é ofertar uma melhor preparação das crianças, possibilitando um futuro mais promissor e com mais oportunidades. Além disso, faz parte da mudança no padrão de qualidade do ensino ofertado na rede municipal, que a atual gestão está buscando desde 2013.
Serão ofertadas mais de 30 oficinas em diversas áreas, que ocorrerão diariamente e simultaneamente. O complexo possui salas temáticas para estudos de idiomas, como português, inglês e espanhol, matemática, literatura e artes.
A estrutura também conta com biblioteca, auditório, telecentro, salas de corpo e movimento, dança, música, robótica e multimídia. Os alunos terão acesso a uma horta, salas de educação ambiental e de práticas ecoalternativas, ginásio poliesportivo e campo society.
Ademais, o CEI possui refeitório, cozinha industrial, playground, área de atividades lúdicas, Academia da Terceira Idade (ATI). Além de um bloco administrativo.
O CEI está localizado no Cidade Verde, entre as ruas José Marcone Ramos da Silva e Irene Maria de Lira. O projeto é considerado inédito no Estado e foi orçado em R$ 12,8 milhões.