INSS: Agendamento pode ser feito em quais canais? Saiba aqui!

As agências do INSS tem previsão de retorno para o próximo dia 24, e os atendimentos já podem ser agendados através dos remotos do órgão pela internet ou telefone. Para ser atendido, será obrigatório marcar um horário.

INSS: Agendamento pode ser feito em quais canais? Saiba aqui!
INSS: Agendamento pode ser feito em quais canais? Saiba aqui! (Reprodução Google)

A necessidade de agendamento prévio foi colocada para que as aglomerações sejam evitadas. Visto que 70% das pessoas atendidas pelo INSS pertencem ao grupo de risco, com mais de sessenta anos ou deficiências, características que as colocam no grupo de risco do coronavírus.

Para agendar seu atendimento é preciso entrar no site ou aplicativo Meu INSS ou também pelo atendimento por telefone no número 135. Os atendimentos remotos continuarão a ser realizados, porém alguns procedimentos, como a perícia médica, exigem um atendimento presencial.

Como acessar o Meu INSS?

O Meu INSS pode ser acessado através do computador e também pelo aplicativo para celular. O portal agiliza o tempo de quem precisa fazer agendamentos, solicitar benefícios, serviços e realizar consultas.

É possível também ligar para o telefone 135, de segunda à sábado, de 7h às 22h (horário de Brasília).

Cadastro no site

Para realizar o cadastro no Meu INSS, você vai precisar informar seu CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe.

Após isso será gerado um código de acesso provisório. Nesse momento você deve fazer login, com a senha provisória.

Logo em seguida, aparecerá mensagem informando que é necessário que você crie sua própria senha, que deve ser: alfanumérica, (Exemplo: soufeliz1).

INSS notifica beneficiários sobre documentos pendentes nos pedidos

O INSS começou a avisar seus segurados quando algum de seus requerimentos possuem pendência. O aviso é automático e aparece na tela do celular do segurado que tenha o aplicativo Meu INSS instalado no aparelho. O contato pelo telefone também esta sendo feito.

Os segurados que receberem a ligação serão informados da necessidade de realizar o envio da documentação necessária para o progresso do requerimento.

Como apresentar a documentação

  1. Acesse o Meu INSS pelo app ou site e clique em agendamentos/solicitações’, localizar o processo. Agora clique no desenho de lupa para detalhar o requerimento e, em seguida, na opção “cumprir exigência”.
  2. Se precisar anexar documentos digitalizados ou fotografados, clique em ‘anexar arquivo’. Cada documento pode ter o tamanho máximo de 5 MB. Clique em ‘anexar’ e escolher o arquivo a ser enviado. Se for preciso incluir mais documentos, repita o procedimento anterior. Após selecionar e anexar todos os documentos pedidos, clique em ‘confirmar’.
  3. Se preferir, você pode escrever um esclarecimento sobre a exigência para ajudar a análise, no campo “responda aqui”.
  4. Confira se está tudo certo, clique em enviar e verifique se os arquivos estão enviados.
  5. Pronto. Basta aguardar a finalização do processo. As novidades serão avisadas por email, SMS ou pelo aplicativo.

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Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.