Veja como agendar seu atendimento no INSS; retorno acontece esse mês

PONTOS CHAVES

  • Agências do INSS voltam a atender o público dia 24 de agosto
  • Meu INSS é a melhor opção para agendamentos 
  • INSS notifica beneficiários sobre documentos pendentes

Após vários adiamentos, o INSS marcou para o próximo dia 24 de agosto, o retorno dos atendimentos presenciais nas agências do instituto. Atualmente existem cerca de 800 mil pedidos pendentes para ser atendidos, o segurado deverá fazer o agendamento prévio.

Veja como agendar seu atendimento no INSS; retorno acontece esse mês
Veja como agendar seu atendimento no INSS; retorno acontece esse mês (Imagem Google)

A necessidade de agendamento prévio foi colocada para que as aglomerações sejam evitadas, visto que 70% das pessoas atendidas pelo INSS pertencem ao grupo de risco, com mais de sessenta anos ou deficiências, características que as colocam no grupo de risco do coronavírus.

Para agendar seu atendimento é preciso entrar no site ou aplicativo Meu INSS ou também pelo atendimento por telefone no número 135.

De acordo com Leonardo Rolim, presidente do INSS, as pessoas que estão com pendências no instituto estão sendo contatadas pelo telefone, mas nem sempre são encontradas.

Os atendimentos remotos continuarão a ser realizados, porém alguns procedimentos, como a perícia médica, exigem um atendimento presencial.

Existem pedidos que estão sendo negados por conta de cadastros sem atualização necessária, e também porque algumas pessoas não sabem enviar documentos pela internet.

Do total de 500 mil pedidos de Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é destinado para pessoas com deficiência em que a renda familiar é de um quarto do salário mínimo per capita, 300 mil ainda não conseguiram ter o benefício concedido.

O presidente do INSS acredita que os 800 mil pedidos parados serão concluídos em no máximo três meses.

Como acessar o Meu INSS?

O Meu INSS pode ser acessado através do computador e também pelo aplicativo para celular. O portal agiliza o tempo de quem precisa fazer agendamentos, solicitar benefícios, serviços e realizar consultas.

É possível também ligar para o telefone 135, de segunda à sábado, de 7h às 22h (horário de Brasília).

Cadastro no site

Para realizar o cadastro no Meu INSS, você vai precisar informar seu CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe.

Após isso será gerado um código de acesso provisório. Nesse momento você deve fazer login, com a senha provisória.

Logo em seguida, aparecerá mensagem informando que é necessário que você crie sua própria senha, que deve ser: alfanumérica, (Exemplo: soufeliz1).

Previdência notifica beneficiários sobre documentos pendentes nos pedidos

O INSS começou a avisar seus segurados quando algum de seus requerimentos possuem pendência. O aviso é automático e aparece na tela do celular do segurado que tenha o aplicativo do Instituto instalado no aparelho.

O instituto também está contatando através da central telefônica 135, os segurados que precisam cumprir exigências.

Os segurados que receberem a ligação serão informados da necessidade de realizar o envio da documentação necessária para o progresso do requerimento.

Os documentos precisam ser enviados através do aplicativo ou site Meu INSS. Em média 325 mil segurados devem ser avisados de suas pendências por um atendente do Instituto.

Outra forma de aviso será por mensagens SMS que vão conter informações orientadoras de como proceder para enviar a documentação pedida.

Falta de informação

O motivo destes contatos é para que os segurados enviem a documentação necessária para concluir a análise do benefício solicitado. A falta de algum documento ou informação impossibilita o prosseguimento da análise.

Sendo assim, o segurado que for notificado deve realizar o envio da documentação o mais rapidamente possível, para que o INSS finalize a análise.

Através do Meu INSS (site ou aplicativo para celular) é possível cumprir exigências, como apresentar os documentos necessários para conclusão de um requerimento, e assim, dar andamento à análise do benefício.

INSS (Google)

Como apresentar a documentação

  1. Acesse o sistema pelo app ou site e clique em agendamentos/solicitações’, localizar o processo. Agora clique no desenho de lupa para detalhar o requerimento e, em seguida, na opção “cumprir exigência”.
  2. Se precisar anexar documentos digitalizados ou fotografados, clique em ‘anexar arquivo’. Cada documento pode ter o tamanho máximo de 5 MB. Clique em ‘anexar’ e escolher o arquivo a ser enviado. Se for preciso incluir mais documentos, repita o procedimento anterior. Após selecionar e anexar todos os documentos pedidos, clique em ‘confirmar’.
  3. Se preferir, você pode escrever um esclarecimento sobre a exigência para ajudar a análise no campo “responda aqui”.
  4. Confira se está tudo certo, clique em enviar e verifique se os arquivos estão enviados.
  5. Pronto. Basta aguardar a finalização do processo. As novidades serão avisadas por email, SMS ou pelo Meu INSS.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.