Caixa não libera antecipação do FGTS no app e cidadãos são prejudicados

A Caixa Econômica criou uma nova linha de crédito que possibilita que os trabalhadores que optaram pelo saque aniversário do FGTS pudessem antecipar até três anos de recursos. Porém, até o momento, os interessados na antecipação continuam enfrentando problemas para consegui-la. A linha deveria estar disponível desde a última segunda-feira, 29.

Caixa não libera antecipação do FGTS no app e cidadãos são prejudicados
Caixa não libera antecipação do FGTS no app e cidadãos são prejudicados (Foto: Reprodução Google)

Entre as pessoas que tentaram a antecipação através da linha de crédito, os relatos apontam que a Caixa está apresentando um discurso confuso.

Um destes relatos é do trabalhador Flávio Nunes, que disse ter sido notificado pelo WhatsApp da Caixa que o app do FGTS poderia estar com inconsistência para efetivar o empréstimo de forma online. Ele então foi orientado a procurar uma agência.

“Fui orientado a ir na minha própria agência”, conta. “Sabe o que é estranho? Eles não têm uma orientação precisa. Ficam empurrando pra outros lugares”, disse Flávio.

Outro relato é do trabalhador Rafael Lima que informou que a opção de antecipar o saque aniversário não estava disponível no app do FGTS. Como o presidente da Caixa, Pedro Guimarães disse que o processo seria 100% digital, Rafael não foi até uma agência.

Procedimento “100% digital”

Quando o presidente da Caixa lançou a opção de antecipar o saque aniversário, ele afirmou que todo o procedimento seria 100% digital através do site ou internet banking da Caixa, sem a necessidade de descolamento até uma agência. O banco projeta que cerca de 1 milhão de trabalhadores antecipem os valores.

Como solicitar a antecipação do dinheiro

  • Para solicitar a antecipação, entre no aplicativo FGTS
  • Na sequência, é preciso fazer a opção pelo saque-aniversario;
  • Quando a linha de crédito for liberada, a opção para contratação do empréstimo aparecerá.
  • Ao decidir pela contratação do empréstimo, o trabalhador terá que inserir sua assinatura digital. Na sequência um demonstrativo ou comprovante será exibido no aplicativo.
  • Os clientes da Caixa, precisarão entrar no Internet Banking da instituição, ir na opção “Crédito” e na seqüência na opção “Antecipação Saque Aniversário-FGTS”. Será gerado um pré-contrato e o valor do saldo utilizado como base para o cálculo do crédito será bloqueado no FGTS, como forma de garantia da operação.
  • Para os trabalhadores que não são clientes da Caixa, será preciso comparecer pessoalmente a alguma agência da Caixa e solicitar a antecipação do Saque aniversário.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.