Dataprev autoriza pagamento de mais 805,3 mil pedidos do auxílio emergencial

Um novo lote de aprovados pela Dataprev para o recebimento do auxilio emergencial foi encaminhado para a Caixa Econômica, a responsável pelo pagamento. Este novo lote inclui 805.318 mil pedidos analisados e aprovados após a necessidade de reanálise. Estes pedidos foram feitos pelo aplicativo e site do auxílio entre 23 de abril e 19 de julho.

Dataprev autoriza pagamento de mais 805,3 mil pedidos do auxílio emergencial
Dataprev autoriza pagamento de mais 805,3 mil pedidos do auxílio emergencial (Imagem Google)

Para consultar o resultado do pedido, o solicitante pode entrar no site da Dataprev. Os pagamentos para estes novos aprovados ainda não tem data definida.

Neste momento, existem 903.719 solicitações consideradas “inconclusivas” nos sistemas e estes pedidos ainda podem ser complementados com as informações faltantes através do aplicativo e site do auxílio.

Por fim, outros 123.007 mil cadastros ainda estão sendo analisados pela Dataprev (0,08% de todo cruzamento realizado).

Contando com este novo lote de aprovados, o número de pessoas beneficiárias do auxilio emergencial é de 66,9 milhões. Este número inclui os três grupos: trabalhadores informais, Bolsa Família e os inscritos no Cadastro Único:

  • 37,22 milhões são os inscritos pelo app e site
  • 19,22 milhões são beneficiários do Bolsa Família
  • 10,49 milhões são do CadÚnico

Desde o início do auxilio emergencial, 150,5 milhões de requerimentos já foram analisados e a Dataprev finalizou o processamento de 99,92% do total de pedidos.

O trabalho da Dataprev de análise do benefício acontece somente na primeira parcela do benefício. A reavaliação dos cadastros e autorização do pagamento das demais parcelas ficam sob responsabilidade do Ministério da Cidadania.

O cruzamento de dados pela Dataprev é feito com base nas informações que constam em várias bases oficiais. As ocorrências de fraude e resultados negativos não estão ligados ao trabalho de processamento da empresa. Para a conclusão dos pedidos são analisados:

  • a veracidade das informações autodeclaradas pelo cidadão
  • a abrangência, precisão e atualidade das informações que estão nas bases oficiais.

Contas Bloqueadas

Na última semana, as suspeitas de fraudes nos pagamentos do auxílio emergencial fez com que a Caixa bloqueasse milhares de contas poupança digitais que são movimentadas pelo Caixa Tem.

O presidente da Caixa Pedro Guimarães, disse que a maior parte das contas bloqueadas foram usadas por hackers que se aproveitam da liberação dos valores e usaram um mesmo celular para fazer o cadastro de vários pedidos do auxilio. Com isso, pessoas honestas acabaram atingidas com a medida de bloqueio.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.