Como pagar boleto no Caixa TEM? Tutorial completo aqui!

O Caixa Tem é o aplicativo criado para a movimentação do dinheiro do auxílio emergencial e também do FGTS emergencial e seu uso é obrigatório até a data de liberação para o saque em espécie. Através dele é possível pagar contas, boletos e também fazer compras. Aqui você vai aprender como pagar um boleto com o aplicativo.

Como pagar boleto no Caixa TEM? Tutorial completo aqui!
Como pagar boleto no Caixa TEM? Tutorial completo aqui! (Imagem FDR)

Como pagar boletos pelo Caixa Tem

  • Acesse o aplicativo e escolha a opção “Realizar pagamentos”. Neste momento você verá um chat automático com as opções de pagamento. É possível pagar mais facilmente com a leitura automática do código de barras que usa a câmera do celular para realizar o procedimento. É só clicar em “Ler código com a câmera”.
Caixa Tem: veja como pagar boleto pelo aplicativo da Caixa — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes
Imagem: Print de tela
  • Agora direcione a câmera do seu celular para o código de barras e aguarde a leitura
Como pagar boleto pelo app Caixa Tem? Faça a leitura do código de barras — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes
Imagem: Print de tela
  • Se preferir, é possível digitar o código do boleto manualmente clicando na opção “Digitar Código de barras” e insira os números do boleto que deseja pagar. Após a digitação e identificação do boleto, digite o valor para confirmar o quanto quer pagar.
Caixa Tem: como pagar boleto pelo app da Caixa com o número do código de barras — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes
Imagem: Print de tela
  • Agora faça a conferência dos dados de pagamento e se tudo estiver certo, clique em “Sim, reafixar pagamento. Agora digite a senha que você usa para acessar o Caixa Tem e pronto a operação está finalizada.
Pagar boleto online Caixa: Poupança Social Digital é acessada pelo Caixa Tem — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes
Imagem: Print de tela
  • Pronto! O pagamento será realizado imediatamente. Toque em “Ver comprovante” para recebê-lo na conversa. Abra o documento para visualizá-lo em tela cheia e toque no ícone de compartilhamento para salvar ou enviar para um contato.
É possível compartilhar o comprovante de boleto pago pelo Caixa Tem — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes
Imagem: Print de tela

Esse mesmo processo pode ser feito para antecipação do calendário de pagamento do auxílio emergencial ou FGTS. Para isso, basta gerar um boleto no Mercado Pago, Banco Inter, PicPay ou Nubank e realizar o pagamento no Caixa TEM.

O dinheiro entra na conta no dia útil seguinte ao desconto na conta, ou conforme as regras do banco e carteira digital utilizados.

Contas Bloqueadas

Na última semana, as suspeitas de fraudes nos pagamentos do auxílio emergencial fez com que a Caixa bloqueasse milhares de contas poupança digitais que são movimentadas pelo Caixa Tem.

O presidente da Caixa Pedro Guimarães, disse que a maior parte das contas bloqueadas foram usadas por hackers que se aproveitam da liberação dos valores e usaram um mesmo celular para fazer o cadastro de vários pedidos do auxilio. Com isso, pessoas honestas acabaram atingidas com a medida de bloqueio.

Suspeitas de fraude necessitam de comparecimento a agência

Os usuários que tiveram as contas bloqueadas por suspeita de fraude, vão receber a seguinte mensagem: “É necessário regularizar seu Acesso. Procure uma agência, de acordo com o seu calendário de recebimento”.

Ressaltando que as agências só vão atender quem já teve o dinheiro depositado durante o batizado “Ciclo 1” de pagamentos do auxílio emergencial. A data varia conforme o mês de nascimento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.