App de Táxi do Rio de Janeiro passará a aceitar pagamento por QR Code

Atenção cariocas, rede de transporte agora conta com novos métodos de pagamento. Nessa semana, a prefeitura do Rio de Janeiro informou que o Taxi Rio Cidades passará a funcionar com QR Code. Os passageiros que não quiserem quitar a viagem em dinheiro físico, poderão fazer isso através de ferramentas digitais. A nova modalidade começará a ser aplicada a partir do dia 4 de agosto 

App de Táxi do Rio de Janeiro passará a aceitar pagamento por QR Code (Imagem: Reprodução - Google)
App de Táxi do Rio de Janeiro passará a aceitar pagamento por QR Code (Imagem: Reprodução – Google)

O Taxi. Rio Cidades é o aplicativo de táxi ministrado pela prefeitura do Rio de Janeiro. Por meio dele, os cidadãos conseguem solicitar seus veículos, informando o local de partida e chegada sem precisar ir até um ponto físico.

Até então, o pagamento era feito através do dinheiro em espécie, mas foi alterado para uma leitura de barras bidimensional por meio da câmara dos próprios celulares.  

Como vai funcionar 

Ao solicitar a corrida, o passageiro deverá informar a opção de pagamento que deseja. Por meio do QR Code, ele selecionará a empresa credenciada no app Taxi.Rio Cidades. Seu trajeto ocorrerá normalmente até que no fim da viagem, com o resultado final do valor, a quantia seja contabilizada na ferramenta.  

É importante ressaltar que, tanto o taxista quanto o passageiro precisarão entrar na empresa responsável pela transação para poder concluir o pagamento por meio da leitura do QR Code. O valor final da viagem varia de acordo com o trajeto e tempo do percurso.  

Processo de credenciamento dos taxistas 

Para poder receber pelo QR Code, os taxistas interessados terão que se credenciar na modalidade. Basta entrar em contato com a empresa e notificar o interesse.

Até esse momento, quem se registrou para fazer as transferências foi a Mercado Pago, mas demais fintechs pagantes também poderão participar.  

Segundo a prefeitura, a decisão de iniciar os pagamentos digitais tem como finalidade proporcionar uma maior segurança para os motoristas e também evitar contatos físicos mediante a pandemia do novo coronavírus. 

A gestão informou ainda que, as atualizações do aplicativo foram feitas por meio da Empresa Municipal de Informática (IplanRio), vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda. Em caso de dúvidas, os motoristas podem entrar em contato com a gestão para esclarecer os procedimentos.  

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.