Uma parte dos trabalhadores que tiveram o depósito do valor do FGTS emergencial suspenso pelo motivo de seu cadastro estar incompleto, terão que esperar mais um tempo para receber seu dinheiro. O valor de R$1.045 só será creditado na conta poupança digital da Caixa no mês seguinte ao do seu aniversário.
Os trabalhadores que fazem aniversário em maio por exemplo, e que teriam o direito de receber o valor do FGTS ontem, 27, disseram que ao complementar as informações do cadastro através do aplicativo do FGTS, foram informados através de uma mensagem da Caixa, informando que a data de pagamento passa a ser em 3 de agosto.
Neste mesmo dia, recebem os trabalhadores que fazem aniversário no mês de junho. Consequentemente a data para saques ou transferências do valor também foi alterado e passa a ser feito somente em 3 de outubro.
Segundo a Caixa, os trabalhadores que deveriam receber o valor do FGTS nas últimas semanas, como os nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril, devem acompanhar a nova data em que terão seu dinheiro liberado através do aplicativo.
Não foi informado o número de trabalhadores que enfrentaram este problema, mas a Caixa alegou que não conseguiu abrir as contas poupanças sociais digitais por conta da falta de informações importantes, como:
- Endereço;
- Nome da mãe;
- Data de nascimento;
- Número do RG (registro geral);
- Data de emissão do RG.
Somente com estes dados devidamente atualizados no Caixa TEM, o valor do FGTS poderá ser transferido.
A Caixa também orientou para que que os trabalhadores, que possuem saldos em contas ativas ou inativas e que tem a intenção de sacar o valor, façam uma consulta a respeito da situação do saque emergencial no aplicativo FGTS, disponível para smartphones e tablets com os sistemas operacionais Android e iOS.
O acesso pelo aplicativo permite ao beneficiário verificar a situação do cadastro e atualizar os dados, sem a necessidade de se deslocar a uma agência bancária.
O depósito em conta poupança digital da Caixa para os trabalhadores que fazem aniversário em janeiro, fevereiro, março e abril foi definido para 29 de junho, e 6, 13 e 20 de julho, respectivamente.