IPTU 2020: Prefeitura de Viçosa libera desconto incrível para empresas

No última dia 14, a Câmara Municipal de Viçosa aprovou o Projeto de Lei Complementar que garante desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2020. O benefício será destinado para os estabelecimentos que tiveram seu funcionamento alterado por conta da pandemia. O intuito é reduzir os impactos financeiros para estas empresas, uma vez que não estão conseguindo faturar o suficiente.

IPTU 2020: Prefeitura de Viçosa libera desconto incrível para empresas
IPTU 2020: Prefeitura de Viçosa libera desconto incrível para empresas (Foto: Google)

O desconto, segundo a proposta, pode ser de até 75% do valor total. Isso vai depender de cada caso, que será analisado antes da concessão do desconto.

Segundo a Prefeitura Municipal de Viçosa, a medida ajudará os seguintes setores:

  • Hotéis, motéis, pensões e similares;
  • Centros de educação infantil e similares;
  • Academia de ginástica, dança, esportivas, estúdios e similares;
  • Cinema, casas de festa, boates e similares;
  • Bares e restaurantes;
  • Clubes de lazer.

Regras para ter acesso ao desconto no IPTU 2020

Para ter acesso ao benefício e conseguir descontos no IPTU 2020, os estabelecimentos precisa se enquadrar em algumas regras, são elas: estar cadastrado como comercial junto ao cadastro imobiliário de Viçosa; ter a atividade exercida regularizada no cadastro econômico do município; e, em caso de necessidade, possuir os cadastros ativos junto à Receita Estadual.

2ª via do IPTU

Os carnês do IPTU costumam chegar nos imóveis dos contribuintes, seja residência ou comércio. No início de cada ano, eles são enviados e podem ser pagos em cota única ou de forma parcelada durante o ano.

Aqueles que não receberam ou até mesmo extraviaram os boletos, podem imprimir uma segunda via por meio da internet. Para isso, é preciso acessar o site da prefeitura de sua cidade e buscar a opção IPTU. Nessa aba, é possível encontrar um campo para reimpressão de boletos.

Vale lembrar que o contribuinte precisa ter em mãos os documentos para acessar o boleto. O ideal é que tenha um carnê de ano anterior para ter acesso ao número de registro do imóvel. Através desse código é possível conseguir uma nova via da fatura.

O pagamento dos boletos pode ser feito através do internet banking de seu banco ou até mesmo pelos caixas eletrônicos. Essa é uma opção para evitar filas e aglomerações em agências bancárias.