Nessa segunda-feira (20), o Ministério da Educação (MEC) informou que está amplificando o número de vagas para os processos seletivos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos (SP). Ao todo, serão acrescentados mais 30 alunos em cada curso, contabilizando um reajuste de 25% no quantitativo total de aceitos para o vestibular ITA 2021

publicidade
Vestibular ITA 2021 vai ampliar em 25% número de vagas para cursos superiores (Imagem: Reprodução - Google)
Vestibular ITA 2021 vai ampliar em 25% número de vagas para cursos superiores (Imagem: Reprodução – Google)  
publicidade

Atualmente, o vestibular do ITA oferece 120 vagas. O número foi reajustado para 150, sendo 119 destinadas para aqueles que decidirem cursar a graduação como civis.

Já as pessoas que quiserem seguir carreira militar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng), terão que conquistar uma das 31 vagas disponíveis.  

Para justificar o acréscimo no vestibular ITA 2021, o governo federal informou que se trata de uma decisão com a finalidade de fomentar o mercado de engenheiros.

De acordo com o comunicado, atualmente há uma grande demanda para o setor que necessita de mão de obra qualificada para atende-la.  

Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, explicou que as novas candidaturas são importantes para que os jovens passem a ingressar nos projetos de desenvolvimento do país.  

“Como referência mundial na área de ciência e tecnologia, é extremamente importante que o ITA tenha esse aumento de engenheiros qualificados para atender as demandas nacionais e para o desenvolvimento de projetos espaciais”, destacou. 

Sobre o vestibular ITA 2021

Considerado um dos processos seletivos mais concorridos nacionalmente, o ITA oferece os seguintes cursos: Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial.  

É preciso ficar atento, pois as vagas oferecem duas opções. A ativa, é destinada para quem quiser ocupar carreira militar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) da Força Aérea Brasileira. Já a reserva é para os candidatos com interesse no Quadro de Engenheiros da Aeronáutica. 

edital da seleção de 2021 já está disponível no Site do ITA e o período de inscrição é entre o dia 1 de agosto até 15 de setembro. As provas da primeira fase vão ocorrer no dia 20 de novembro e as da segunda fase entre os dias 8 e 9 de dezembro.  

Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco e formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguagens. No mercado de trabalho, já passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de ter assessorado marcas nacionais como a Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.