Poupança digital bloqueada no Caixa TEM? Saiba como resolver e liberar seu dinheiro!

PONTOS CHAVES

  • A Caixa bloqueou diversas contas de beneficiários do auxílio emergencial
  • Para liberar a conta é preciso que os beneficiários compareçam a uma agência pessoalmente
  • Depois disso é só aguardar que o dinheiro será liberado.

A Caixa Econômica Federal (CEF) recebeu do Ministério da Cidadania 1.303.127 de cadastro de pessoa física (CPF), a ideia é que seja realizada uma verificação detalhada por suspeita de fraudes no auxílio emergencial. Por conta disso, milhares de contas no Caixa TEM foram bloqueadas.

Poupança digital bloqueada no Caixa TEM? Saiba como resolver liberar seu dinheiro!
Poupança digital bloqueada no Caixa TEM? Saiba como resolver liberar seu dinheiro! (Foto: Google)

Nesta terça-feira (21), o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Pedro Guimarães afirmou que o bloqueio das poupanças digitais foi feito para um estudo que visa combater fraudes.

De acordo com Guimarães, o total de contas bloqueadas seria equivalente a cerca de 5% do total de aprovados.

Guimarães apontou que a origem de fraude se iniciou nos cadastramentos do auxílio emergencial. Como muitas pessoas não tem celular, a Caixa permitiu que um celular abrisse mais de uma conta, e isso colaborou com a fraude.

“Temos as provas de que a grande maioria foram utilizadas por hackers. Mas algumas pessoas são pessoas honestas que foram penalizadas”, afirmou.

Os responsáveis já foram identificados e serão penalizados. O banco recomendou que os beneficiários usem apenas os canais da Caixa para realizar qualquer transação e que não compartilhe dados pessoais. 

Os trabalhadores que tiveram as contas suspensas receberão a mensagem “Procure uma agência da CAIXA com seu documento de identidade para regularizar seu cadastro”.

Além disso, foram disponibilizados canais para registro de denúncias de fraudes no sistema Fala.Br, uma Plataforma integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação da CGU ou pelos telefones 121 ou 0800-707-2003.

Poupança digital bloqueada no Caixa TEM? Saiba como resolver liberar seu dinheiro!
Poupança digital bloqueada no Caixa TEM? Saiba como resolver liberar seu dinheiro! (Foto: Google)

Como liberar a conta no Caixa TEM??

De acordo com a Caixa, os trabalhadores que tiverem suas contas suspensas vão receber no aplicativo da Caixa TEM uma mensagem orientando que busquem ajuda em uma agência do banco. 

Aqueles que tiveram a sua conta bloqueada terão que comparecer a uma agência do banco pessoalmente e comprovar sua identidade. 

“Quando a pessoa vai à agência e mostra que é ela mesma, nós liberamos rapidamente. Se ela não for, ficará sim bloqueado, porque essa questão de fraude nesse momento de pandemia é inaceitável”, disse Pedro Guimarães.

Segundo ele, o sistema do banco leva três minutos para fazer o desbloqueio, porém a procura deve ser grande e isso pode fazer com que demore alguns dias para conseguir acessar o Caixa Tem.

Conheça o aplicativo

O aplicativo do Caixa tem pode ser baixado para android no Play Store e para Iphone na Apple Store.

A transferência pode ser realizada por meio de DOC, e o cliente pode enviar dinheiro para bancos físicos tradicionais ou digitais.

De acordo com o banco os usuários da conta Poupança Social Digital podem fazer transferências ilimitadas para contas da Caixa, e até três transações mensais para outros bancos, com o limite de R$ 600 por movimentação e de R$ 1 mil por dia.

Porém, o cliente deve ficar atento a calendário divulgado pela Caixa, pois o dinheiro só poderá ser transferido a partir da data determinada nele.

Pelo aplicativo os usuários podem acessar informações sobre os seus benefícios além de poder saber sobre Abono Salarial do PIS e Seguro-Desemprego.

Como transferir o dinheiro?

  1. Entre no aplicativo Caixa Tem e selecione a opção “Transferir dinheiro”, que fica no menu principal;
  2. Ao clicar será aberto um chat automático para fazer a transação;
  3.  Escolha se deseja digitar o número da agência e conta, ler um QR Code com as informações bancárias ou usar dados já salvos;
  4. Escolha o banco desejado entre as opções da lista. Depois, digite o número da agência e envie a mensagem;
  5. Escreva o número da conta e depois informe o dígito, quando for solicitado no chat;
  6. Escolha o tipo de conta de destino e digite o número do CPF do destinatário;
  7. Digite o nome da pessoa e envie na conversa. Depois, digite o valor que será transferido;
  8. Confirme o prazo de envio e confira os dados da transferência. Caso esteja tudo correto, toque em “Sim”;
  9. Depois digite sua senha de acesso ao aplicativo Caixa Tem e avance. Pronto. O dinheiro foi transferido;
  10. Clique em “Comprovante” para receber o documento no chat. Abra o item e toque no ícone de compartilhamento para salvar no celular ou para enviar para um contato.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!