Pesquisa mostra aprovação de 80% na continuidade do Bolsa Família

O presidente Jair Bolsonaro está tentando criar uma marca própria para seu governo. Em mais uma tentativa, o governo está desenvolvendo o Renda Brasil, novo programa assistencial que vem como uma espécie de substituto do Bolsa Família e de alguns outros benefícios sociais. Porém, o Bolsa Família criado no governo petista conta com grande apoio da população.

Pesquisa mostra aprovação de 80% na continuidade do Bolsa Família
Pesquisa mostra aprovação de 80% na continuidade do Bolsa Família (Imagem: Google)

De acordo com a pesquisa desenvolvida pela revista Fórum, 80% dos brasileiros são a favor de que o Bolsa Família continue, contra 20% que preferem um novo programa.

Se a oposição souber usar esta alta porcentagem a seu favor, o governo em exercício pode enfrentar entraves para substituir o programa por outro que ainda é embrionário e que pouco se sabe sobre.

A 4ª Pesquisa Fórum foi feita entre os dias 14 e 17 de julho e ouviu 1000 pessoas de todas as regiões do país. A margem de erro é de 3,2 pontos porcentuais, para mais ou para menos.

A forma de pesquisa utilizada é o de painel online e a coleta de informações respeita o percentual da população brasileira nas diferentes faixas e segmentos.

Wilson Molinari, o consultor técnico da Pesquisa Fórum diz que os painelistas são pessoas recrutadas para responderem pesquisas pela internet. A Offerwise é empresa que faz a pesquisa, e tem cerca de 1.200.000 potenciais respondentes no País.

“A grande vantagem é que o respondente já foi recrutado e aceitou participar e ser remunerado pelas respostas nos estudos que tenha interesse e/ou perfil para participar. No caso da Pesquisa Fórum, por ser de opinião, não existe perfil de consumidor restrito, como, por exemplo, ter conta em determinado banco, ou possuir o celular da marca X.”, disse.

Molinari diz também que os painéis online são usados como métodos de pesquisa em todo o mundo e são regulamentados pelas maiores associações de pesquisa.

“Os painéis hoje são amplamente utilizados para pesquisas de satisfação, imagem de marca, qualidade de produtos e serviços, opinião, etc”, acrescenta.

Novo substituto Bolsa Família

O programa Renda Brasil deve substituir o Bolsa Família em meados de novembro, caso o texto seja realmente aprovado. Além de criar um sistema de assistência social que seja vinculado ao governo Bolsonaro, o projeto pretende ir além.

Entre outras coisas, o programa pode excluir o pagamento do abono salarial (PIS/PASEP), seguro defeso, salário família e farmácia popular. Em contra partida, aumentaria o valor de salário dos atuais R$190 pagos no Bolsa Família, para R$300.

Além disso, mais cidadãos seriam inclusas nesse sistema. A ideia do governo é utilizar como banco de dados as pessoas que se inscreveram para receber o auxílio emergencial. Dos mais de 65 milhões aprovados, pelo menos 38 milhões farão parte do Renda Brasil.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.