Está endividado? Conheça 4 dicas para pagar menos no acordo de suas dívidas

Durante a pandemia do novo coronavírus diversas medidas precisaram ser tomadas para garantir o sustento das famílias. Ainda assim, alguns núcleos não conseguiram gerenciar as contas mensais e ficaram com dívidas.

Está endividado? Conheça 4 dicas para pagar menos no acordo de suas dívidas (Reprodução/Internet)
Está endividado? Conheça 4 dicas para pagar menos no acordo de suas dívidas (Reprodução/Internet)

Neste sentido, o melhor caminho é a renegociação de dívidas. Para tanto, é necessário seguir algumas dicas que podem ajudar a garantir o melhor desconto e até mesmo obter vantagens frente ao credor.

Especialistas destacam que é importante fazer de forma correta, pois não seguir orientações pode levar a piorar a atual situação e colocar em risco a saúde financeira, principalmente em um momento de crise.

Dicas para negociar suas dívidas

Busque feirões

Anualmente as empresas entram em feirões de renegociação que são considerados uma ótima oportunidade para conseguir ótimos descontos, chegando até a 50% da dívida. É importante começar de agora a juntar dinheiro e organizar suas finanças até que apareça a oportunidade de um feirão.

Faça as contas

Ter em mente quanto você vai pagar com a dívida é importante, considerando os juros e todas as correções que possam ser realizadas. Você pode solicitar ao banco este processo, mesmo que haja uma negativa inicial, é dever deles garantir a você todo o esclarecimento.

É importante quando tiver o documento em mãos analisar ponto a ponto para verificar se há realmente a cobrança de dívidas corretas. Caso visualize algo incomum, será necessário entrar em contato com o banco, caso não atendimento, PROCON ou advogado.

Atenção aos processos

Durante a negociação os bancos podem em algum momento oferecer outros benefícios e produtos, como seguros, na troca pelos descontos. Este procedimento é considerado crime e não pode ser feito.

Saiba quanto vai conseguir pagar

Ao ter em mente o quanto você deve, você pode oferecer ao banco uma contraproposta, ou seja, analise a quantia que seria ideal para você. Especialistas pontuam que ter um planejamento financeiro é essencial.

Neste momento é mais interessante oferecer pagamentos à vista, pois os descontos dentem a ser maiores. Na maioria das vezes o banco vai lhe oferecer um descontão se você tiver dinheiro na hora.

Especialistas detalham que é importante não cair no impulso de aceitar uma parcela que não cabe no seu orçamento. Muita gente se sente pressionada pelo banco na hora da negociação e aceita qualquer proposta.

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.