IPTU 2020: Prefeitura de Boa Vista defende que não houve reajuste no valor

Durante a pandemia do novo coronavírus diversos pontos estão sendo observados, principalmente sobre os impostos. Neste sentido, houve uma reivindicação sobre os valores do IPTU 2020 de Boa Vista, capital de Roraima, na região Norte do país.

IPTU 2020: Prefeitura de Boa Vista defende que não houve reajuste no valor (Montagem/FDR)
IPTU 2020: Prefeitura de Boa Vista defende que não houve reajuste no valor (Montagem/FDR)

Depois de questionamentos, a Secretaria Municipal de Economia Planejamento e Finanças detalhou que não houve reajuste no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). O único procedimento foi feito por lei.

Considerando o detalhado em nota, a prefeitura destaca que houve uma correção nos valores, que é definida pela Lei nº 1223/2009, onde a Unidade Fiscal Municipal (UFM) é atualizada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-IPCA do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A partir de então, o município realiza as alterações como medida de valor e parâmetro de atualização monetária das bases de cálculo dos citados acima. Ainda segundo eles, houve correção de 3,27%.

“Qualquer cobrança acima disso precisa ser analisada caso a caso, pois pode ser referente a atualização de tamanho do imóvel ou mudança de alíquota”, destaca a prefeitura. Nos casos de diferença é necessário entrar em contato.

O contato será feito pela secretaria para tirar dúvidas sobre os valores relacionados ao IPTU. Atendimentos por meio do (95) 3621-1667 ou no e mail [email protected]. Ainda há atendimento via WhatsApp e Telegram, por meio do número: (095) 98411-5841.

IPTU 2020

Este ano os proprietários de imóveis podem realizar o pagamento do IPTU 2020 até o próximo dia 31 de julho. Este foi um novo prazo dado pela prefeitura, no qual, depois de avaliação interna detalha que procedimento foi necessário mediante atual situação de crise que o país enfrenta.

É importante lembrar que inicialmente, a data limite era no mês de maio. Mas algumas mudanças foram surgindo, sendo postergada para junho, em seguida sofreu alteração para 13 de julho e, agora, prorrogada por mais 18 dias.

Durante a pandemia, a prefeitura também renovou a isenção do IPTU 2020 Boa Vista dos aposentados e pensionistas. A medida visa garantir que os mesmos não saiam de suas residências para obtenção do benefício.

Ainda foi destacado que o prazo para novos pedidos de isenção foi estendido até 30 de outubro. O pedido deve se referir ao IPTU do exercício de 2020. Os critérios de concessão estão listados no site da prefeitura.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.