INSS comunica clientes sobre novo golpe aplicado por telefone

O INSS fez uma alerta para os seus beneficiários sobre um novo golpe que surgiu neste período da pandemia. Os segurados estão recebendo ligações de pessoas que estão se passando pelos atendentes da Central da Previdência. 

INSS comunica clientes sobre novo golpe aplicado por telefone
INSS comunica clientes sobre novo golpe aplicado por telefone (Foto: Google)
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Neste telefonema, a pessoa solicita os dados pessoais e o número do benefício do segurado. A instituição orienta que as pessoas não confirmem ou passe os seus dados. 

Vale ressaltar que caso o INSS entre em contato, não é esse tipo de informação que é solicitada.

“Caso receba uma ligação solicitando dados pessoais e informação do benefício, o cidadão deve encerrar imediatamente a ligação e entrar em contato com a Central do INSS pelo telefone 135”, informou o órgão. 

Na última semana, o órgão começou a entrar em contato com os beneficiários que precisam cumprir alguma exigência. O contato é feito pela Central 135 ou por SMS, com as orientações sobre como deve ser feito o envio da documentação. 

O segurado será informado sobre a sua pendência no requerimento para poder fazer o envio do documento por meio do aplicativo Meu INSS, ou pelo site.

Como enviar o documento?

Caso o envio seja realizado pelo Meu INSS, basta acessar o aplicativo ou site, selecionar ‘agendamentos/solicitações’ e localizar o processo.

Depois é só clicar no desenho de lupa para detalhar o requerimento e, em seguida, na opção “cumprir exigência”.

Se for necessário incluir documentos digitalizados ou fotografados, é preciso clicar em ‘anexar arquivo’. 

Cada um dos documentos pode ter, no máximo, 5 MB. Para enviar, basta clicar em ‘anexar’ e escolher o arquivo a ser enviado. 

Assim que anexar todos os documentos necessários deve-se clicar em ‘confirmar’. É possível escrever um esclarecimento sobre a exigência para auxiliar a análise do INSS, no campo “responda aqui”.

Confira se está tudo certo e clique em ‘enviar’. Verifique se os arquivos aparecem como enviados.

Depois é só aguardar o processo ser analisado novamente. Qualquer novidade é informada também pelo e-mail, SMS ou Meu INSS.

Agências

As agências do INSS estão fechadas desde março e estão previstas para abrirem suas portas no dia 3 de agosto. Nessa reabertura será retomado cerca de 80% do atendimento.

Jheniffer FreitasJheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.