Empréstimo consignado do INSS poderá anunciar duas novas regras; entenda!

PONTOS CHAVES

  • Governo altera as regras do empréstimo consignado 
  • Beneficiários terão maior tempo para pagar os financiamentos
  • Solicitação deve ser feita por meio das instituições bancárias

Pandemia facilita liberação de serviços bancários. Nesta terça-feira (21), Plenário do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) emitiu uma série de recomendações para otimizar a aceitação do empréstimo consignado. De acordo com o texto, o limite máximo das operações deverá ser 1,6 vezes maior do que a renda mensal dos beneficiários. Os informes foram publicados estão disponíveis do Diário Oficial da União 

Empréstimo consignado do INSS poderá anunciar duas novas regras; entenda! (Imagem: Reprodução - Google)
Empréstimo consignado do INSS poderá anunciar duas novas regras; entenda! (Imagem: Reprodução – Google)

Visando otimizar as liberações do empréstimos consignado, o INSS deverá permitir que os seus segurados tenham um prazo de carência de até 90 dias antes de descontar a primeira parcela. Além disso, o período não poderá ser considerado dentro dos 83 meses previstos para a liquidação do contrato.  

Outro ponto abordado foi que o beneficiário ou seu representante legal terão um prazo de até 30 dias para autorizar o desbloqueio dos benefícios. A data é validada a partir do momento em que o serviço foi avaliado pela administração do INSS.

Por fim, a assessoria do Instituto informou ainda que publicará um normativo com todas as recomendações do CNPS. 

Como funciona o crédito consignado? 

Trata-se de um serviço financeiro administrado pelo INSS. Os valores são descontados diretamente do salário ou da aposentadoria dos segurados, fazendo com que parte de sua renda fique comprometida até o fim do pagamento do crédito.

Para solicitar o empréstimo consignado, o cidadão deve entrar em contato com a instituição bancária ou com o INSS.  

É preciso ficar atento, pois o valor só é concedido para as pessoas que estão com o nome limpo. No caso de dívidas em aberto no Serasa, não é possível ter acesso ao empréstimo.

De acordo com o Banco Central, atualmente 20% da renda das famílias estão sendo usadas para quitar dívidas. Incluindo serviços de financiamento e seus juros. 

Quando vale a pena pegar empréstimo consignado? 

O serviço de crédito via INSS é recomendado apenas para as pessoas que estão descobertas financeiramente. Antes de solicita-lo, é preciso ponderar se os abatimentos em seu salário não lhe colocarão em mais dívidas. 

É importante lembrar que o valor é descontado diretamente na folha de pagamento. Desse modo, não é possível fazer renegociações ou adiar as parcelas.  

Um ponto positivo é que as linhas de crédito consignado são consideradas as mais baratas do mercado. Dessa forma, para quem tiver garantido de que precisará solicitar um empréstimo, tendo direito a modalidade, é a que mais vale a pena. 

Empréstimo consignado do INSS poderá anunciar duas novas regras; entenda! (Imagem: Reprodução – Google)

Sua aceitação é feita de forma rápida, desde que o nome do solicitante esteja limpo. Os valores são pagos após o tempo de carência e são garantidos mensalmente.  

Vantagens do crédito consignado 

A primeira grande vantagem nessa modalidade é que suas taxas de juros são as menores do mercado. Os índices variam de acordo com o cenário econômico, mas podem ser conferidos no site do Banco Central. 

Na sequência, a facilidade para a contratação também faz com que ele se torne mais atrativo. Há pouca burocracia no serviço, sendo o ponto mais importante o segurado comprovar que tem ao menos 20% de sua renda total para quitar o financiamento. Entretanto, no caso de imóveis, a taxa sobe para 30%.  

Por fim, uma outra grande vantagem é que os prazos de pagamento do empréstimo consignado são maiores. Nesse caso, as instituições financeiras costumam demandar datas de até 120 meses depois da validação do contrato, tendo em vista a segurança do desconto direito.  

Se eu for demitido, como fica meu empréstimo consignado? 

Para os cidadãos que trabalham e solicitaram o serviço, em caso de demissões a primeira coisa a se fazer é informar a credora.

Feito isso, ela irá gerar uma renegociação para definir qual será a nova forma de pagamento e os prazos. Mediante as correções, os juros poderão ser amplificados a depender do novo acordo elaborado.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.