IPTU 2020: Passo a passo para solicitar 2ª via do boleto

O pagamento do IPTU 2020 é obrigatório e com a pandemia, muitas pessoas têm tido dificuldades para se locomover às prefeituras. Por isso, ao precisar de uma segunda via, é preciso conseguir de forma online.

IPTU 2020: Passo a passo para solicitar 2ª via do boleto
IPTU 2020: Passo a passo para solicitar 2ª via do boleto (Montagem/FDR)

As agências bancárias estão com o tempo de atendimento reduzido e isso ocorre também com as casas lotéricas. Dessa forma, muitos municípios estão adotando a prestação de contas de forma digital. Veja como fazer.

Para os moradores que não conseguiram receber a primeira via, basta acessar o site da prefeitura de sua cidade e verificar.

Como imprimir a 2ª via do IPTU 2020

O cidadão precisa ir até o site da prefeitura de sua cidade e selecionar a opção serviços e ir até a parte de tributações.

Lembre-se de ter um carnê de anos anteriores em mãos, pois será preciso inserir o número de registro do imóvel. Vá até a opção IPTU – Emissão de Boletos e solicite a impressão.

O pagamento também pode ser realizado de forma online, por meio do internet banking de seu banco. O boleto pode ser pago, também, em caixas eletrônicos.

Fique atento, pois surgirá na tela, antes da impressão, a opção de cota única ou parcelamento. Verifique qual é a sua e imprima o boleto correto.

Lembre-se que, no caso de parcelas já vencidas, é importante ir até o site e gerar uma nova versão, pois ao estipular o prazo determinado seu código de barras fica inválido. Só assim será possível colocar o pagamento em dia.

Evite bancos lotados

Como já citamos, existe a possibilidade de pagar online ou por meio dos caixas eletrônicos. Consideramos que o ideal é escolher a primeira opção. Por conta do pagamento do auxílio emergencial e do FGTS, as agências estão muito cheias.

Caso decida ir até o banco, procure ir em horários de menor movimentação. Normalmente, nas primeiras horas do dia é mais fácil encontrar os bancos com menos filas.

Lembre-se de respeitar o distanciamento mínimo de 1,5m, higienizar as mãos com álcool em gel, ao sair e ao entrar. Não esqueça da máscara, que é um item obrigatório em todas as agências bancárias.

 

 

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!