Pandemia do novo coronavírus amplifica serviços digitais do INSS. Após passar por um período de isolamento, o Instituto Nacional do Seguro Social voltará a abrir suas unidades presenciais. O funcionamento terá início a partir do mês de agosto e acontecerá mediante um regime de fiscalização para evitar a proliferação da doença.
Quem precisar comparecer até uma agência, precisará antes de mais nada fazer seu agendamento pela internet.
O agendamento do INSS é simples e pode ser feito tanto pelo aplicativo Meu INSS, quanto pelo site do instituto. Nele, o usuário precisará informar qual serviço desejará realizar na unidade, podendo ser perícias médias, atualizações cadastrais, entre outros.
Nesse momento, os atendimentos terão como base as seguintes categorias:
- Serviços e pedidos de aposentadoria
- Pedido de aposentadoria especial
- Perícia para auxílio-doença
- Pedido de aposentadoria por invalidez
Passo a passo do agendamento online do INSS
Ao abrir a página do INSS, o primeiro passo a se fazer é entrar na área de acesso pessoal. Para isso, basta fornecer os dados de identificação e cadastrar uma senha (para quem for se conectar pela primeira vez).
Com o login feito, a próxima etapa consiste na criação de um requerimento. Basta selecionar, no menu a opção “Agendamentos/Solicitações” e nela conferir se você tem algum requerimento em aberto.
Caso não haja, aparecerá a seguinte mensagem: “nenhuma solicitação de atendimento foi encontrada”. Dessa forma, é só clicar no ícone ‘novo requerimento’ e confirmar a solicitação.
Na sequência, será preciso informar o serviço de atendimento, seguindo a lista mencionada acima. Depois que confirmar, ao carregar a tela, fique atento aos dados que lhe serão apresentando, verificando se suas informações de contato estão todas corretas.
Por fim, basta escolher a agência onde desejará ser atendido. É recomendável que o local seja o mais próximo de sua residência. Informe o horário em que poderá comparecer e confirme o procedimento.
Feito isso, basta esperar a data marcada e levar o comprovante gerado no site para comprovar que o agendamento foi feito. O documento pode ser impresso na área pessoal, onde há os informes de requerimento. Em caso de desistência, realize as mesmas etapas para cancelar.