Governo descobre hackers zerando saldo dos aplicativos da Caixa

O governo identificou uma ação que estava sendo elaborada para tentar desestabilizar o aplicativo da Caixa, o Caixa Tem, onde é realizado o pagamento do auxílio emergencial e do FGTS.

Governo descobre hackers zerando saldo dos aplicativos da Caixa
Governo descobre hackers zerando saldo dos aplicativos da Caixa (Imagem: FDR)

Entre as ações, estaria a mobilização de robôs para disparar mensagens de o aplicativo estaria com problemas para visualização de saldo do auxílio emergencial.

De acordo com o general Oliveira Freitas, Assessor Especial de Segurança da Informação do GSI (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência), disse que na véspera do pagamento dos auxílios, notou-se um aumento de registros de tentativa de fraudes no Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov).

A Caixa informou que a consulta ao saldo está funcionando na Caixa e que “não houve registro de intermitência na função do aplicativo”. O banco disse ainda, que na terça-feira (14) já foram atendidas mais de 10 milhões de solicitações de saldo. 

O CTIR aponta que os crimes cibernéticos vem aumentando e que em sua maioria eles são sempre para obter vantagens através da disseminação de aplicativos maliciosos. 

Um dos golpes também mais comuns que foram identificados pelas autoridades é a tentativa de enganar usuários por “malwares voltados para capturar informações das pessoas ou exigir o resgate de arquivos que foram criptografados”.

Aplicativo Caixa TEM

Os usuários do Caixa Tem, estavam reclamando de não estar conseguindo acessar o aplicativo já que a fila de espera era muito grande. Alguns chegaram até a esperar mais de uma hora. Além disso, havia dificuldade para consultar o saldo, pagar os boletos e realizar compras. 

Segundo a Caixa, o aplicativo ultrapassa a marca de 59 milhões de poupanças sociais digitais, 20,6 milhões de pagamentos de boletos e 6 milhões de compras com QR Code.

Ao todo são 41,2 milhões de brasileiros acessam de forma regular o aplicativo Caixa Tem.

O banco informou em nota que está realizando uma série de melhorias no aplicativo, otimizando soluções e infraestrutura para atender melhor os brasileiros.

O banco afirmou que hoje já é possível notar uma diminuição no tempo de espera para acessar o aplicativo. Porém, nos horários de maior acesso, os chamado de horário de pico, é possível que ainda aconteça uma intermitência momentânea em alguns serviços.