Atenção! Doria suspende validade de concursos públicos em todo estado

Os participantes de concursos públicos no estado de São Paulo que devido a pandemia ficaram temerosos com a possibilidade de não conseguirem sua colocação, podem ficar tranquilos. O governador João Dória publicou hoje, a lei 17.268, que fala sobre várias medidas emergenciais com relação à saúde no estado e entre elas está a que suspende o prazo de validade dos concursos estaduais.

Atenção! Doria suspende válidade de concursos públicos em todo estado
Atenção! Doria suspende validade de concursos públicos em todo estado (Imagem FDR)
publicidade

Esta suspensão é válida para todos os concursos homologados até 30 de março, dia em que foi publicado o decreto 64.879 que proibia temporariamente que fossem feitos novo concursos e convocação de candidatos aprovados.

Porém, o documento não falava sobre a suspensão do prazo de validade destas seleções, o que estava causando preocupação entre os concurseiros, uma vez que continuavam valendo, mesmo com o impedimento de novas contratações.

O artigo 3 do novo documento diz que: Fica autorizada a suspensão dos prazos de validade de concursos públicos já homologados na data da publicação do Decreto nº 64.879, de 20 de março de 2020, enquanto perdurar o estado de calamidade pública referido no “caput” do artigo 1º desta lei

De acordo com o inciso 1 do artigo 3, a suspensão é válida para todo o estado de São Paulo, não só para concursos do Poder Executivo, mas de toda a administração pública estadual, com exceção das prefeituras.

O texto fala “§ 1º – O disposto neste artigo aplica-se aos concursos públicos realizados no âmbito dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como do Ministério Público, Tribunal de Contas, Defensoria Pública e das entidades da administração indireta do Estado”

A nova lei determina que os prazos de validade voltarão a contar após o período de calamidade pública que foi decretado, pelo presidente da República, até o fim deste ano de 2020.

Toda a cronograma de concursos públicos estão sendo repensadas com um novo planejamento. Considerando que para haver a provas, existe além da aglomeração dos candidatos em uma mesma sala, o trabalho dos funcionários.

Para reiniciar os processos seletivos será necessário criar um protocolo sanitário parecido com os que serão usados em universidades e escolas.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.