FGTS 2020 faz mais um depósito nesta segunda-feira (13); saiba como receber

Os trabalhadores nascidos no mês de março recebem hoje (13), em sua conta poupança digital da Caixa, o crédito referente ao saque emergencial do FGTS. Neste primeiro momento, o dinheiro poderá ser movimentado apenas pelo aplicativo Caixa Tem para compras e pagamentos de boletos.

FGTS 2020 faz mais um depósito nesta segunda-feira (13); saiba como receber
FGTS 2020 faz mais um depósito nesta segunda-feira (13); saiba como receber (Imagem FDR)

Somente no dia 22 de agosto, os trabalhadores nascidos em março poderão sacar ou transferir o valor do FGTS. As liberações em conta digital começaram no dia 29 de junho e os saques e transferências começam a ser liberados em 25 de julho.

Os saques emergenciais do FGTS foram liberados devido a pandemia do coronavírus que atingiu diretamente a economia e a renda dos trabalhadores.

Calendário completo FGTS

Como forma de evitar aglomerações, a Caixa Econômica elaborou um calendário para o depósito nas contas poupança digitais e outro para transferências e saques do valor. A organização foi feita com base nos meses de nascimento dos trabalhadores. Confira:

Mês de nascimento Crédito em conta Saque ou transferência
Janeiro 29 de junho 25 de julho
Fevereiro 6 de julho 8 de agosto
Março 13 de julho 22 de agosto
Abril 20 de julho 5 de setembro
Maio 27 de julho 19 de setembro
Junho 3 de agosto 3 de outubro
Julho 10 de agosto 17 de outubro
Agosto 24 de agosto 17 de outubro
Setembro 31 de agosto 31 de outubro
Outubro 8 de setembro 31 de outubro
Novembro 14 de setembro 14 de novembro
Dezembro 21 de setembro 14 de novembro

Valor do FGTS emergencial

O saque emergencial do FGTS vai pagar até R$1.045 para os trabalhadores que possuem contas ativas ou inativas no fundo e sua operação fica a cargo da Caixa Econômica Federal, que é a operadora do FGTS.

Para os trabalhadores que possuem mais de uma conta, o dinheiro será retirado primeiro das contas ligadas a contratos e empregos antigos, começando por aquelas que tiverem o menor saldo. Em seguida, o dinheiro poderá ser retirado de contas ativas, novamente por aquela que tiver menor saldo.

É previsto que a operação movimente durante todo o calendário mais de R$ 37,8 bilhões para aproximadamente 60 milhões de trabalhadores.

Aplicativo Caixa Tem permite pagamentos de contas

Da mesma forma que acontece com o auxílio emergencial, os valores depositados nas contas poupança digitais e que são movimentas pelo aplicativo Caixa Tem, podem ser usados para o pagamento de contas, boletos e ainda é possível fazer compras usando o cartão de débito virtual. Muitas lojas virtuais já inseriram em seus sites a possibilidade de pagar com o Caixa Tem.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.