Aposentadoria do INSS pode aumentar valor com ESTES pedidos de revisão

Milhares de beneficiários do INSS sabem que há a possibilidade de aumentar os valores dos benefícios, em especial a aposentadora. Mas para realizar o procedimento é necessário ficar atento a alguns pontos.

Aposentadoria do INSS pode aumentar valor com ESTES pedidos de revisão (Montagem/FDR)
Aposentadoria do INSS pode aumentar valor com ESTES pedidos de revisão (Montagem/FDR)

O principal deles é identificar como a aposentadoria pode ganhar esse reajuste de valor. As vezes houve falhas na análise e a revisão é uma garantia do contribuinte. Há situações em que um documento errado ou informação desencontrada pode impactar no valor final.

Todo estes pontos são facilmente contornados com uma revisão. No qual se solicita ao INSS uma reanálise de todos os pontos do seu benefício e documentação. Porém, existem tipos diferentes; conheça alguns delas:

Revisão após ação trabalhista

Nos casos em que há uma ação trabalhista, após o procedimento ser concluído dando alterações no período de serviço ou afins, contribuinte poderá solicitar a revisão do benefício.

Procedimento é comum no caso em que empresas não haviam sido registrados ou de contribuições que não tinham sido pagas pelo empregador. Porém, aplicação só pode ser realizada após vencer na justiça a ação.

Revisão dos auxílios

No caso dos auxílios já conhecidos pela população como o doença, invalidez e pensão por morte, o contribuinte poderá solicitar uma revisão. Caso seja observada um erro na hora de realizar o cálculo final.

Revisão do teto

Outro ponto interessante a ser observado é quando o contribuinte permite uma mudança no valor do benefício através de uma ação na justiça que autoriza o reajuste através do teto do INSS.

Casos específicos como os de que foi reajustado o teto do INSS, mas não houveram alterações nas aposentadores e afins. É importante lembrar que o INSS pagou essa revisão automaticamente, mas quem ficou de fora pode buscar a Justiça.

Revisão do buraco negro

Houve um período no qual o INSS cometeu alguns erros com a correção de valores de concessão pela inflação. Com isto, entre 5 de outubro de 1988 e 4 de abril de 1991 tiveram um valor menor no recebimento mensal. Neste caso, é possível articular a mudança.

Revisão da vida toda

Um dos pontos interessantes é que o INSS apenas utiliza as contribuições feitas no plano Real para a formulação dos valores. Com isto, alguns pontos podem ser divergentes. Ao entrar na Justiça, contribuinte poderá solicitar a revisão incluindo a contribuição durante todos anos de sua vida.

Dois empregos

Alguns trabalhadores mantém dois empregos durante o mesmo tempo. Para realizar o cálculo é observado alguns critérios. Quem trabalhava desta forma na mesma época e se aposentou antes da reforma da Previdência pode ter direito à revisão.

Existem ainda outros tipos de revisão. Para entender melhor sobre o assunto, interessado deverá entrar em contato com INSS. É importante destacar que para submeter o pedido é necessário seguir alguns passos.

Nos casos em que envolver justiça, com a causa ganha. Já nos casos tradicionais, a solicitação é feita através do Meu INSS ou pela Central 135. O portal do INSS pode ser utilizado também via app.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.