O saque emergencial do FGTS tem ajudado muitas famílias que estão com dificuldades por conta da crise. Porém, vale lembrar que sacar o FGTS emergencial não é obrigatório. Aqueles trabalhadores que não quiserem mexer na conta, podem estornar o valor.

publicidade
FGTS de R$1.045 NÃO precisa ser sacado; saiba como estornar dinheiro
FGTS de R$1.045 NÃO precisa ser sacado; saiba como estornar dinheiro (Montagem/FDR)
publicidade

O trabalhador pode solicitar que o valor não seja depositado, mas isso deve ser realizado ao menos 10 dias antes da data da liberação. Confira como fazer:

Estorno saque emergencial por aplicativo

  • O primeiro passo é baixar o aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS). Clique em “Entrar no aplicativo”;
  • Em seguida,digite seu CPF e clique em “Próximo”. Se não tiver cadastro, clique em “Cadastre-se” e siga as instruções;
  • Na tela seguinte, informe sua senha e clique em “Entrar”. Se não lembrar a senha, clique em “Recuperar senha”;
  • Lembra que o sistema pode pedir a confirmação de seus dados, como em qual ano você começou a trabalhar em determinada empresa, entre outras questões;
  • Em seguida, vão surgir os termos do contrato de prestação de serviço. Leia e, se concordar, sinalize “Li e aceito os termos e condições”. Depois, clique em continuar. Se quiser, é possível cadastrar o celular para receber informações sobre extrato e depósitos do FGTS via SMS;
  • Na tela inicial, vá em “Saque Emergencial FGTS”;
  • Depois, clique em “Ir para saque emergencial”;
  • No plano seguinte, a página seguinte mostrará o valor disponível para saque e a data prevista para o dinheiro cair na poupança digital. Para negar o saque, clique em “Solicitar o cancelamento do saque” no fim da página;
  • Será necessário mais uma confirmação. Escolha “Sim”
  • Na página seguinte surgirá a confirmação do cancelamento do saque emergencial do FGTS. Clique em “Entendi”. Você será direcionado para a página inicial do aplicativo e pronto, sua solicitação foi realizada com sucesso.

Lembrando que o download do aplicativo pode ser feito de forma gratuita e está disponível para aparelhos Android e iOS (Iphone). Basta acessar a Google Play Store ou Apple Store.

A solicitação do estorno pelo site é feita nos mesmos passos que é feito pelo aplicativo. Para isso, o usuário precisa acessar o endereço http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/Paginas/default.aspx.

 

Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, é também redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular, finanças e programas sociais.