Falhou no Imposto de Renda 2020? Ainda dá tempo de corrigir sua declaração

No fim de junho, encerrou-se o prazo para entrega das declarações do Imposto de Renda 2020. A maioria dos contribuintes fez a entrega dentro no prazo estipulado, mais precisamente dia 30 de junho. Ainda assim, muitos perceberam que cometeram algum equívoco durante o preenchimento da declaração.

Falhou no Imposto de Renda 2020? Ainda dá tempo de corrigir sua declaração
Falhou no Imposto de Renda 2020? Ainda dá tempo de corrigir sua declaração (Montagem/ FDR)

Vale ressaltar que dados incorretos podem levar o contribuinte a cair na malha-fina. Isso explica a grande preocupação por parte daqueles que cometeram erros. Esses problemas podem fazer com que o declarante acabe pagando multas altas.

Porém, de acordo com o diretor executivo da Confirp Contabilidade, Richard Domingos, esses erros não devem ser motivos de desespero.

“Detectados os problemas na declaração o contribuinte pode fazer a retificação, antes mesmo de cair na malha fina, onde os erros serão corrigidos. O prazo para retificar a declaração é de cinco anos, mas é importante que o contribuinte realize o processo rapidamente, para não correr o risco de ficar na Malha Fina”.

Como corrigir a declaração do Imposto de Renda 2020?

Saiba que, mesmo após o prazo, é possível efetuar a correção da declaração do IRPF 2020. Veja abaixo:

  • O primeiro passo é abrir o programa que faz o envio da declaração de imposto de renda. Em seguida, localize, dentro do menu “Declaração”, do lado esquerdo da tela, a opção “Retificar”. Será aberta uma tela, onde o contribuinte deve escolher qual a declaração deve ser retificada;
  • Lembre-se que, declarações já enviadas são identificadas pelo pelo nome do contribuinte, CPF e pelas expressões “Original” ou “Retificadora”;
  • Caso você já tenha feito alguma retificação, é importante que você selecione a última “retificadora” enviada;
  • Abra a opção a ser alterada e faça todas as mudanças necessárias. Em seguida, é importante que você verifique se está tudo correto;
  • Antes de fazer o envio, clique na opção “Verificar pendências”, localizado no menu “Fichas da declaração”, do lado esquerdo da tela, para ter certeza de que não cometeu algum erro de preenchimento;

Ao verificar todas as informações, clique na opção “Entregar declaração”, que fica no menu “Declaração”. Pronto, sua declaração de imposto está devidamente corrigida.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e graduanda de Administração pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, atua como redatora do portal FDR e demais portais de notícias desde 2017, produzindo conteúdo sobre economia, finanças pessoais e programas sociais.