Saque do FGTS emergencial começa no próximo dia 25; vale a pena receber?

PONTOS CHAVES

  • FGTS emergencial será liberado no próximo dia 25
  • Trabalhador deve levar em consideração o cenário econômico antes da retirada
  • Caixa Tem permitirá transferências diretas

Beneficiários do FGTS poderão começar a retirar seus valores. No próximo dia 25, os trabalhadores nascidos no mês de janeiro começarão a fazer o saque emergencial. Para esse grupo, o pagamento já foi enviado por meio da poupança digital Caixa Tem

Saque do FGTS emergencial começa no próximo dia 25; vale a pena receber? (Imagem: Reprodução - Google)
Saque do FGTS emergencial começa no próximo dia 25; vale a pena receber? (Imagem: Reprodução – Google)

No entanto, conforme o calendário divulgado pela Caixa Econômica, as transferências para outras contas bancárias ou recebimentos diretamente nos caixas eletrônicos ficarão liberados em um novo calendário. 

Inicialmente, o pagamento do saque emergencial foi feito por meio de uma conta digital. No Caixa Tem, os trabalhadores tiveram acesso a quantia de R$ 1.045, mas não podiam fazer retiradas. A ferramenta permite apenas a realização de pagamentos e compras online, através de um cartão de débito digital.  

Já no próximo dia 25, o primeiro grupo contemplado poderá fazer os saques e ter acesso ao valor em sua forma física. Quem não desejar retirar toda a quantia pode mantê-la no Caixa Tem ou então transferi-la para outra conta corrente em que seja o titular. 

Por fim, há ainda a possibilidade de manter o benefício retido no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). É importante lembrar que, diferentemente do abono salarial que não resulta em abatimentos, o saque emergencial do FGTS descontará o valor de R$ 1.045 das contas ativas ou inativas.

Desse modo, o trabalhador que quiser ter acesso ao pagamento precisa ficar atento ao fato de que o mesmo será minimizado em sua contabilidade.  

Vale a pena fazer a retirada do saque emergencial?  

Com a atual rentabilidade do FGTS mediante as baixas nas taxas de juros, muitos trabalhadores estão em dúvida se vale a pena fazer o saque ou não. Antes de tomar essa decisão, é preciso levar em consideração uma série de fatores. 

Os cidadãos que estão com débitos em abertos, como fatura de cartão de crédito ou demais mensalidades, por exemplo, podem usar o valor do FGTS para cobrir essa dívida e assim não correr o risco de ter o nome no Serasa 

Já no caso das pessoas que estão com o orçamento mensal devidamente organizado e não há uma necessidade imediata e emergencial para a retirada, o aconselhado é deixar o valor retido.

Outro ponto importante é que, por estamos vivenciando uma crise econômica mediante a pandemia, o novo benefício do FGTS pode ser utilizado como uma forma de segurança em caso de desemprego, acumulando uma renda extra para quem ficar sem profissão.  

No caso dos trabalhadores que atualmente estão com a carteira assinada, a decisão torna-se mais relativa, tendo em vista que, caso ele seja demitido sem justa causa, pode receber os valores do BEm se seu contrato for suspenso temporariamente.

Se a demissão for definitiva, ele ainda tem acesso aos valores do seguro desemprego, ofertados entre 3 a 5 meses.  

Quem não quiser ter acesso ao saque emergencial, basta abrir o aplicativo do FGTS ou site da Caixa e informar que não desejará gozar do benefício.  

Calendário do saque emergencial do FGTS 

Mês de aniversário  Data de depósito em poupança digital  Data da liberação de saque e transferência 
Janeiro  29/jun  25/jul  
Fevereiro  6/jul  8/ago  
Março  13/jul  22/ago  
Abril  20/jul  5/set  
Maio  27/jul  19/set  
Junho  3/ago  3/out  
Julho  10/ago  17/out  
Agosto  24/ago  17/out  
Setembro  31/ago  31/out  
Outubro  8/set  31/out  
Novembro  14/set  14/nov  
Dezembro  21/set  14/nov 

Fonte: Caixa Econômica Federal  

Saques nas agências bancárias  

Quem for retirar o FGTS emergencial nas unidades da Caixa Econômica deve ficar atento ao calendário apresentado a cima. A instituição solicita que os trabalhadores se façam presentes dentro do cronograma para evitar aglomerações mediante o risco de contaminação por novo coronavírus 

Já para aqueles que desejarem ter o valor repassado para as contas correntes em que são titulares, basta fazer a solicitação pelo próprio Caixa Tem no dia em que o saque for autorizado. Nesse caso, a quantia pode ser utilizada pela função de débito ou espécie como desejar o segurado.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.