Uma das obrigações que devem ser cumpridas por donos de veículos anualmente é o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Alguns motoristas não conseguiram quitar o débito considerando o calendário atual. Um dos pontos é por causa da crise provocada pelo novo coronavírus. Em números,  491.444 donos de veículos na cidade que não estão em dia com o IPVA 2020 DF.

publicidade
IPVA 2020 DF: Está devendo o tributo? Veja como parcelar (Reprodução/Internet)
IPVA 2020 DF: Está devendo o tributo? Veja como parcelar (Reprodução/Internet)
publicidade

Já outros, 409.277 contribuintes devem, pelo menos, uma das parcelas. Os dados foram compartilhados pela Secretaria de Economia do Distrito Federal. Porém, uma novidade foi divulgada nesta semana.

Os moradores do Distrito Federal que estão nessa situação podem recorrer a uma nova medida, o parcelamento. O imposto poderá ser pago em até 12 vezes no cartão de crédito. Porém, é importante ficar atento sobre como realizar o procedimento.

O parcelamento poderá ser realizado por meio de algumas empresas conveniadas como a Datalink, Vamos Parcelar e Zapay. Ao escolher a empresa, o interessado deverá realizar a simulação do pagamento.

Com isto, ele terá em mente como será o total da dívida, uma vez que haverá cobrança de juros pelo atraso. Depois desse processo, a empresa escolhida deve repassar o dinheiro para o governo em até 48 horas.

A gestão estadual destaca que é recomendado que, depois desses pontos, o dono do veículo acesse o site para confirmar se o débito foi mesmo quitado. Outro meio de pagamento é através da cota única, com obtenção de guia de pagamento através do site da Receita do DF ou no app Economia DF, também são cobrados juros e multas.

Para ter acesso as informações é necessário ter em mãos os seguintes documentos: número do Renavam e placa do veículo. Segundo a pasta, o governo espera arrecadar R$ 1.433.272.132,00. Até o dia 3 de julho, os valores que chegaram aos cofres públicos giravam em torno de R$ 900 milhões

É importante destacar que neste ano no Distrito Federal o governo não irá mais enviar os boletos para casas dos contribuintes brasilienses. Sem a chegada do boleto no endereço do contribuinte, a emissão só poderá ser realizada através da internet no site da Receita do DF.

Ainda este ano o governo do Distrito Federal autorizou a redução nos valores da contribuição. As taxas sob o IPVA DF 2020 caem 0,5%. Ou seja, a alíquota de pagamento sofre redução.

As alíquotas são multiplicadas pelo valor de venda do automóvel, essa quantia é determinada com base na tabela Fipe atualizada todos os anos.