Governo divulga número de pedidos do seguro desemprego na pandemia; veja!

No último mês, segundo a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, foram contabilizados 653,2 mil pedidos de seguro desemprego. Número representa um aumento de 28,4% se comparado com o mesmo período do ano passado, quando houve 508,9 mil solicitações.

Governo divulga número de pedidos do seguro desemprego na pandemia; veja!
Governo divulga número de pedidos do seguro desemprego na pandemia; veja! (Imagem: FDR)

Com a atualização dos registros de pedidos do seguro-desemprego no mês de junho, o total de requisições desde a segunda quinzena de março, período em que a pandemia começou, chega a 2,59 milhões.

As informações divulgadas apontam que os três estados com maior incidência de pedidos de seguro-desemprego, no mês passado, foram: São Paulo (199.066), Minas Gerais (70.333) e Rio de Janeiro (52.163). Todos pertencem a região sudeste do país.

Quando se fala dos setores econômicos, os pedidos de junho estão distribuídos entre serviços (41,7%), comércio (25,4%), indústria (18,7%), construção (10,1%) e agropecuária (4,1%).

Desde o início do ano até agora, foram registrados 3,9 milhões de pedidos de seguro-desemprego. Ao comparar com o mesmo período do ano anterior que teve 3,4 milhões de pedidos, se constata um aumento de 14,8%.

Crise global de empregos

O relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que foi divulgado na última terça, 7, faz um alerta afirmando que a pandemia de Covid-19 está se tornando uma crise de empregos muito pior do que a ocorrida em 2008.

Mesmo com o melhor cenário de evolução da doença, a taxa de desemprego em toda a OCDE pode chegar em 9,4% no quarto trimestre de 2020, o que superará todos os picos desde a grande depressão. Os jovens, mulheres e trabalhadores com baixos rendimentos estão sendo os mais atingidos de acordo com o estudo.

A taxa de desemprego no nosso país, passou da marca de 11,6% para 12,9% no trimestre que terminou em maio, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Como solicitar o seguro desemprego

Os trabalhadores que foram demitidos sem justa causa em meio a pandemia, podem solicitar o seguro pela internet de duas maneiras:

Estas são as duas formas de solicitar o benefício pela internet e precisa ser feito de 7 a 120 dias após a demissão.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.