SENAI SP abre inscrições em 19 cursos on-line e gratuitos com certificado

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de São Paulo está com vagas abertas em 19 cursos gratuitos de diferentes áreas. As atividades serão on-line e oferecidas pelo Centro Senai de Tecnologias Educacionais, de Cerqueira César. Os cursos têm carga horária entre 6 e 20 horas e disponibilizam certificado.

SENAI SP abre inscrições em 19 cursos on-line e gratuitos com certificado
SENAI SP abre inscrições em 19 cursos on-line e gratuitos com certificado. (Imagem: Divulgação/ Senai)

Além do curso de Excel Básico, há opções nas áreas da indústria e do empreendedorismo, voltadas à preparação para o mercado de trabalho.

O portal também oferece 12 cursos grátis de capacitação em competências transversais, com temas complementares do conhecimento técnico.

Para se inscrever, basta acessar a Página de EAD do Senai, selecionar uma das opções e preencher os dados solicitados. Ao final, o aluno pode fazer o download do certificado.

Opções de cursos do Senai SP

  • Preparação para o mundo do trabalho – 14 horas
    Apresenta estratégias que auxiliam na inserção ou recolocação de jovens e adultos no mundo do trabalho.
  • Excel básico – 20 horas
    Abordar as ferramentas disponível no software para resolução de problemas básicos de cálculos com fórmulas e aplicação de funções.
  • Economia Circular / Economía Circular (em espanhol) – 20 horas
    O curso traz o modelo de produção circular, com conhecimentos sobre o sistema econômico vigente e as esferas comportamental, empresarial e político-institucional.
  • Desvendando o BIM – 20 horas
    O curso de aperfeiçoamento profissional apresenta os principais pontos da metodologia BIM para cadeia de construção civil.
  • Empreender Senai – 20 horas
    O curso auxilia na estruturação de um negócio próprio considerando viabilidade, público-alvo, habilidades pessoais, análise de mercado e aspectos legais.
  • Desvendando a Blockchain – 20 horas
    Apresenta a tecnologia da Blockchain e os benefícios que ela proporciona para o mundo dos negócios.
  • Desvendando a Indústria 4.0 – 20 horas
    Propicia o entendimento da base conceitual das tecnologias habilitadoras que suportam a Indústria 4.0.
  • Atendimento telefônico – 6 horas
    Tem o objetivo de proporcionar o desenvolvimento de competências que permitam ao aluno prestar atendimento ao cliente via telefone.
  • Competências transversais – 14 horas: Consumo consciente de energia; Educação Ambiental; Finanças pessoais; Fundamentos da logística; Lógica de programação; Metrologia; Noções básicas de mecânica automotiva; Propriedade intelectual; Segurança no Trabalho e Tecnologias da informação e comunicação.

Os requisitos variam a cada curso, mas a maioria exige que os participantes tenham no mínimo 14 anos e tenham cursado até o sexto ano/ quinta série do ensino fundamental. Também é necessário ter acesso à Internet e conhecimentos básicos de navegação.