publicidade

PONTOS CHAVES

  • O Saque aniversário é a nova modalidade de recebimento do FGTS
  • O saque emergencial foi liberado exclusivamente para os tempo de pandemia
  • Os calendários de recebimento do fundo de garantia já começaram

Em meio a pandemia do coronavírus, o governo liberou o saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de até 1.045 por trabalhador. Este saque é diferente do Saque Aniversário, modalidade que consiste na liberação anual de um percentual do fundo de garantia no mês de aniversário do trabalhador. O valor a ser recebido é variável em ambas situações.

FGTS 2020: Caixa libera saque emergencial e aniversário; conheça cada um!
FGTS 2020: Caixa libera saque emergencial e aniversário; conheça cada um! (Imagem FDR)
publicidade

Saque Aniversário

Diferente do saque-imediato, o aniversário consiste na liberação anual de um percentual do fundo de garantia no mês de nascimento do cidadão.

  • Como aderir a modalidade?

O prazo para aderir a esta modalidade termina no último dia do mês de aniversário do trabalhador. Para nascidos entre janeiro e junho, meses que já foram finalizados, os que não optaram pela medida somente conseguirão o benefício em 2021. Portanto se você nasceu em julho e pretende aderir ao saque-aniversário ainda está em tempo.

Os trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário não poderão sacar o total da conta por motivo de demissão, mas têm direito a todas as demais modalidades de saque, que incluem a multa rescisória, por exemplo.

Já os demais saques ficam mantidos, como para a compra da casa própria, doenças graves, aposentadoria e outros casos que já estão previstos anteriormente na lei.

  • Pedido

Para aderir a modalidade, os trabalhadores precisam acessar o site da Caixa ou pelo aplicativo Caixa FGTS (Google Play e App Store).

Caso o trabalhador também seja cliente Caixa (conta corrente, conta poupança), poderá acessar também pela opção FGTS e Serviços ao Cidadão dentro do Internet Banking Caixa 

  • Valor de saque

Os trabalhadores poderão receber entre 5% a 50% do fundo, e isso varia de acordo com o quanto já possuem na conta. Também foram inclusas parcelas adicionais que devem fazer parte do saque aniversário do FGTS.

As alíquotas aplicadas sobre o fundo foram definidas nesta tabela:

Pelo site da Caixa e pelo aplicativo do FGTS é possível simular o valor que receberia e aderir ao saque-aniversário. A consulta é possível após criar um login e uma senha.

Calendário saque aniversário FGTS

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: saque de abril a junho de 2020;
  • Nascidos em março e abril: saque de maio a julho de 2020;
  • Nascidos em maio e junho: saque de junho a agosto de 2020;
  • Nascidos em julho: saque de julho a setembro de 2020;
  • Nascidos em agosto: saque de agosto a outubro de 2020;
  • Nascidos em setembro: saque de setembro a novembro de 2020;
  • Nascidos em outubro: saque de outubro a dezembro de 2020;
  • Nascidos em novembro: saque de novembro de 2020 a janeiro de 2021;
  • Nascidos em dezembro: saque de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021.
  • Funcionamento

Quando o trabalhador opta pelo saque-aniversário ele precisa escolher uma data para receber o seu dinheiro: dia 1º ou dia 10 do mês de seu aniversário. Os pagamentos realizados no dia 10, são acrescidos de juros e correção monetária.

Ao aderir, o trabalhador pode sacar um percentual do saldo de todas as contas do FGTS, ativas e inativas, que estiverem em seu nome. Além disso, será pago um adicional fixo, de acordo com o saldo da conta.

Fim do prazo! Saque do FGTS finaliza hoje (31) com R$14 bi disponíveis
Imagem: Montagem/FDR

Saque FGTS emergencial

O saque emergencial do FGTS vai pagar até R$1.045 para os trabalhadores que possuem contas ativas ou inativas no fundo e sua operação fica a cargo da Caixa Econômica Federal, que é a operadora do FGTS.

Para os trabalhadores que possuem mais de uma conta, o dinheiro será retirado primeiro das contas ligadas a contratos e empregos antigos, começando por aquelas que tiverem o menor saldo. Em seguida, o dinheiro poderá ser retirado de contas ativas, novamente por aquela que tiver menor saldo.

O FGTS começou as liberações emergenciais no dia 29 de junho e o valores serão creditados por meio de Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores.

Já o saque em dinheiro ou transferências, começam no dia 25 de julho para os trabalhadores que nasceram em Janeiro.

O calendário do saque emergencial do FGTS foi organizado com base no mês de aniversário do trabalhador, como forma de evitar aglomerações nas agências bancárias.

  • Caixa Tem

O trabalhador pode através do aplicativo Caixa Tem, usar o dinheiro para o pagamento de contas, boletos e para realizar compras com o cartão de débito virtual e pelo QR Code.

Calendário de depósito do FGTS emergencial

Mês de aniversário

Dia do depósito

Janeiro29/jun
Fevereiro6/jul
Março13/jul
Abril20/jul
Maio27/jul
Junho3/ago
Julho10/ago
Agosto24/ago
Setembro31/ago
Outubro8/set
Novembro14/set
Dezembro21/set

 

Datas de liberação de saques e transferências

Fonte: Caixa Econômica Federal

Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.