Quem vai receber o 14º salário do INSS? Veja!

O Senado deve votar uma sugestão legislativa (SUG), depois de cerca de 40 mil pessoas assinarem o texto que tem como objetivo criar um 14º salário do INSS. O objetivo é que o pagamento seja feito neste ano para os aposentados e pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social.

Quem vai receber o 14º salário do INSS? Veja!
Quem vai receber o 14º salário do INSS? Veja! (Foto: FDR)

Essa proposta foi apresentada pelo advogado Sandro Gonçalves, de Ribeirão Preto (SP). Depois ela foi transformada em SUG e começou a tramitar na Comissão de Direitos Humanos (CDH), que é presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), o parlamentar também foi nomeado relator do projeto.

Paim está estudando como poderá mudar essa proposição para que se torne um projeto de lei (PL), com a intenção de acelerar a tramitação.

O autor da proposta, enxergou a necessidade do governo fazer o pagamento do 14º salário para os beneficiários do INSS, já que o 13º foi pago de forma antecipada por conta da pandemia causada pelo coronavírus. 

Esse pagamento adiantado pode fazer com que os segurados tenham chances de ficar sem renda até o final deste ano por conta da crise.

O senador Paim, assumiu a relatoria do projeto e disse que concorda com os argumentos apresentados no texto. 

Além disso, o mesmo acrescentou que hoje, o quadro da aposentadoria no país é o mais crítico principalmente com o novo coronavírus, já que os  idosos são mais vulneráveis à doença e houve um aumento no gasto com remédios.

Cerca de 70% dos segurados da previdência recebem um salário mínimo. No mês de abril, cerca de 30 milhões de pessoas receberam de forma antecipada o 13º da aposentadoria do INSS.

Para fazer o pagamento da antecipação do 13º, no qual foi dividido em duas parcelas entre abril e junho, o governo teve que desembolsar o equivalente a R$ 24 bilhões.

Apesar disso, esse orçamento estava previsto, ao contrário do que seria desembolsado com o 14º salário do INSS, que não é um gasto planejado para o ano.

O relator Paim, disse que não é necessário se preocupar de onde o dinheiro será retirado para bancar esse 14º salário. Já que o Congresso aprovou a PEC do Orçamento de Guerra, na qual é permitida rapidez e menos burocracia no combate a pandemia causada pelo coronavírus.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.