Pesquisa mostra melhores áreas para buscar vagas de emprego na pandemia

Isolamento social aumenta o número de demissões em todo o Brasil e também a busca por atividades online. Na última semana, o portal G1 fez um levantamento dos principais setores que estão fornecendo vagas de emprego durante a pandemia. De acordo com a pesquisa, mediante a proliferação do novo coronavírus, uma parcela significativa de servidores passou a migrar para as plataformas digitais, como forma de garantir o salário no fim do mês.  

Pesquisa mostra melhores áreas para buscar vagas de emprego na pandemia (Imagem: Reprodução - Google)
Pesquisa mostra melhores áreas para buscar vagas de emprego na pandemia (Imagem: Reprodução – Google)

Segundo a reportagem, a busca por empregos online se tornou uma das principais alternativas dos últimos três meses. Com a ampliação do serviço ‘home office’ (trabalho de casa), os profissionais estão readaptando os espaços de suas salas e escritórios domésticos para assim puderem se enquadrar no novo modelo mercadológico.  

“Vale a pena considerar os trabalhos pela internet como uma fonte de renda extra, uma forma de flexibilizar a rotina de trabalho ou até mesmo buscar um novo rumo para a carreira profissional”, explicou Adeel Qayum, estrategista de conteúdo e de marketing. 

O especialista ressalta que, para poder se encaixar nas vagas digitais, a melhor alternativa é fazer cadastros em plataformas confiáveis. Normalmente, muitas empresas criam um banco de talentos digital, presentes em seus próprios sites, onde o usuário deve fornecer seus dados de contato, experiências, formações e qualificações.  

GetNinjas releva mais de 1,5 milhões de vagas de emprego  

Considerado um dos maiores aplicativos de contratações de serviço no mercado nacional, o GetNinjas vem fazendo um levantamento mensal dos novos servidores durante o período da pandemia. O relatório é baseado em mais de 500 tipos de serviço e tem como foco os profissionais autônomos.  

“Por conta da pandemia, as pessoas tiveram que alterar suas rotinas e a contratação de serviços online se tornou a única opção viável para muitas famílias. Do outro lado, temos o prestador de serviços que, impossibilitado de sair de casa para trabalhar, consegue manter a renda familiar ao se adaptar para o trabalho remoto. Como agora diversas profissões e serviços migraram para o universo online, procuramos expandir o leque de serviços remotos para atender as necessidades do mercado” explica Eduardo L’Hotellier, fundador e CEO do GetNinjas. 

Segundo a pesquisa, há vagas para as mais diversas atividades, como cadastramento de cães, aula de confeitaria, consulta psicológica, aula de tricô, consulta de fisioterapia, aula de dança, aulas voltadas para alunos com autismo, déficit de atenção, dislexia e hiperatividade, serviços de tradução de novos idiomas e mais.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.