publicidade

No próximo dia 16 de julho já inicia o pagamento da primeira parcela do PIS/PASEP 2020. De acordo com o calendário, no dia recebem os nascidos em julho e os que tem cartão com final 0 (Pasep).

PIS/PASEP libera primeira parcela dia 16; veja quem vai receber (Montagem/FDR)
PIS/PASEP libera primeira parcela dia 16; veja quem vai receber (Montagem/FDR)
publicidade

É importante lembrar que recebem benefício aqueles que se enquadram nos critérios definidos pelo governo.

No qual destaca, ter carteira de trabalho por mais de 5 anos, além de terem tido remuneração de no máximo dois salários mínimos ao mês em 2019.

Além disto, ter trabalhado efetivamente com o mínimo de 30 dias consecutivos no ano-base, constatados em sua carteira de trabalho.

O valor a ser pago varia de acordo com os meses trabalhados, mas com o reajuste considerando o salário mínimo atual, podendo ser de no mínimo R$ 88 a no máximo R$ 1.045.

Segundo o texto que regulamenta o repasse, recebem o benefício aqueles trabalhadores com vinculo formal a empresas privadas ou públicas. Os pagamentos são diferentes, PIS pago para profissionais do setor privado e o PASEP é destinado aos que são servidores públicos.

O processo de consulta do PIS é simples e pode ser feito digitalmente. Para isso, é necessário ter o número do NIS em mãos, o trabalhador pode conferir se pode sacar o PIS, através do site da Caixa.

Já o PASEP é através do site do Banco do Brasil, clicável neste link. Para ter acesso basta ter o número do benefício ou informar o CPF e data de nascimento para obter todas as informações sobre a conta. Confira o calendário para o PIS/PASEP deste ano.

Calendário PIS/PASEP 2020-2021

PIS de 2020-2021

Juan Gouveia é formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). É redator do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular, direitos trabalhistas e finanças diariamente.