Governo anuncia criação do novo Minha Casa Minha Vida

Nos próximos 15 dias, o governo deve anunciar oficialmente uma reformulação do programa Minha Casa Minha Vida. A informação foi passada pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Governo anuncia criação do novo Minha Casa Minha Vida
Governo anuncia criação do novo Minha Casa Minha Vida (Foto: FDR)

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, estava ao lado do presidente Jair Bolsonaro e falou sobre como está sendo feita a finalização do projeto. De acordo com ele, estão sendo ajustadas as reduções dos juros dos financiamentos e da taxa de remuneração que é paga para a Caixa, responsável por fazer a operação do programa. 

Em 20 de junho, o jornal o Globo, comentou sobre uma discordância interna entre a Caixa e Ministério do Desenvolvimento Regional, por conta do nome do programa que deve mudar de Minha Casa Minha Vida para Casa Verde Amarela.

A ideia era que a taxa de administração caísse de 2,16% e passasse a ser feito o pagamento ao longo do contrato de financiamento. 

Hoje, a Caixa recebe à vista as despesas administrativas, como o registro de contratos e a emissão de boletos. 

É preciso abrir espaço no orçamento do FGTS para que se possa reduzir o juros que são cobrados, hoje, ele está em 5% ao ano. A redução seria para 4,5% na faixa 1,5, na qual a família precisa ter uma renda familiar de até R$2.600.

Já na faixa 2, em que as família devem ter uma renda de até R$4 mil, de 0,5, que atualmente cobra 5,5%.

Guimarães disse que não há a possibilidade de ter um projeto que a Caixa não vai apoiar.

O banco é responsável por cerca de 99% do crédito habitacional para as pessoas de baixa renda. Já os outros bancos, não operam neste segmento por conta da baixa rentabilidade do produto.

De acordo com Marinho, além das taxas de juros serem menores, o novo programa de habitação do governo tem o objetivo de estimular a regularização fundiária e auxiliar para que os imóveis sejam reformados.

A etapa que seria lançada em parceria com as prefeituras dos municípios. Segundo o ministro,o Brasil tem de 10 a 12 milhões de imóveis que não possuem escritura.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.