Beneficiário do auxílio emergencial ‘dribla’ sistema do Caixa TEM e antecipa calendário

O pagamento dos benefícios do auxílio emergencial e saque emergencial do FGTS são liberados exclusivamente através da poupança digital criada pela Caixa Econômica Federal, gerenciada através do aplicativo Caixa Tem. Porém, o repasse dos valores não garante o recebimento imediato em espécie. Para evitar aglomerações nas agências durante a pandemia do novo coronavírus, a Caixa definiu um esquema de pagamentos diferenciados.

Beneficiário do auxílio emergencial 'dribla' sistema do Caixa TEM e antecipa calendário (Reprodução/Internet)
Beneficiário do auxílio emergencial ‘dribla’ sistema do Caixa TEM e antecipa calendário (Reprodução/Internet)

O primeiro pagamento é realizado através do depósito em conta digital, o brasileiro só poderá utilizar o valor para pagamentos online, através de boletos e uso das aplicações do cartão de débito digital para realizar compras através dos meios digitais.

Além disto, algumas máquinas de cartão de crédito oferecem a possibilidade do uso da tecnologia QR Code para pagamentos presenciais. Só posteriormente com a liberação de novas datas, o beneficiário poderá realizar o saque e transferências dos valores.

Para não esperar, alguns estão utilizando estratégias digitais que facilitam e adiantam esse recebimento dos valores para antes do determinado pelo calendário divulgado pelo Ministério da Cidadania, pasta responsável pelo repasse.

A funcionalidade é simples: pagar uma conta. Mas o boleto não é um qualquer, é o de depósito de bancos digitais. O cliente emite um boleto nos aplicativos e paga utilizando o Caixa Tem.

De acordo com o Banco Central, este procedimento não é considerado ilegal. Após a realização desta função, a depender do banco digital, o mesmo poderá realizar o saque e transferências dos valores.

É importante lembrar que o procedimento de saque para alguns bancos digitais poderá ser cobrada taxas que variam, mas média é de R$6,50. As instituições que oferecem essa possibilidade são o Nubank, PicPay, Mercado Pago entre outros.

Saque do FGTS

Calendário de depósito em conta poupança digital

Mês de aniversário

Dia do depósito

Janeiro 29/jun
Fevereiro 6/jul
Março 13/jul
Abril 20/jul
Maio 27/jul
Junho 3/ago
Julho 10/ago
Agosto 24/ago
Setembro 31/ago
Outubro 8/set
Novembro 14/set
Dezembro 21/set

 

Datas de liberação de saques e transferências

Mês de aniversário Data
Janeiro 25 de julho
Fevereiro 8 de agosto
Março 22 de agosto
Abril 5 de setembro
Maio 19 de setembro
Junho 3 de outubro
Julho 17 de outubro
Agosto 17 de outubro
Setembro 31 de outubro
Outubro 31 de outubro
Novembro 14 de novembro
Dezembro 14 de novembro

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!