publicidade

O pagamento dos benefícios do auxílio emergencial e saque emergencial do FGTS são liberados exclusivamente através da poupança digital criada pela Caixa Econômica Federal, gerenciada através do aplicativo Caixa Tem. Porém, o repasse dos valores não garante o recebimento imediato em espécie. Para evitar aglomerações nas agências durante a pandemia do novo coronavírus, a Caixa definiu um esquema de pagamentos diferenciados.

Beneficiário do auxílio emergencial 'dribla' sistema do Caixa TEM e antecipa calendário (Reprodução/Internet)
Beneficiário do auxílio emergencial ‘dribla’ sistema do Caixa TEM e antecipa calendário (Reprodução/Internet)
publicidade

O primeiro pagamento é realizado através do depósito em conta digital, o brasileiro só poderá utilizar o valor para pagamentos online, através de boletos e uso das aplicações do cartão de débito digital para realizar compras através dos meios digitais.

Além disto, algumas máquinas de cartão de crédito oferecem a possibilidade do uso da tecnologia QR Code para pagamentos presenciais. Só posteriormente com a liberação de novas datas, o beneficiário poderá realizar o saque e transferências dos valores.

Para não esperar, alguns estão utilizando estratégias digitais que facilitam e adiantam esse recebimento dos valores para antes do determinado pelo calendário divulgado pelo Ministério da Cidadania, pasta responsável pelo repasse.

A funcionalidade é simples: pagar uma conta. Mas o boleto não é um qualquer, é o de depósito de bancos digitais. O cliente emite um boleto nos aplicativos e paga utilizando o Caixa Tem.

De acordo com o Banco Central, este procedimento não é considerado ilegal. Após a realização desta função, a depender do banco digital, o mesmo poderá realizar o saque e transferências dos valores.

É importante lembrar que o procedimento de saque para alguns bancos digitais poderá ser cobrada taxas que variam, mas média é de R$6,50. As instituições que oferecem essa possibilidade são o Nubank, PicPay, Mercado Pago entre outros.

Saque do FGTS

Calendário de depósito em conta poupança digital

Mês de aniversário

Dia do depósito

Janeiro29/jun
Fevereiro6/jul
Março13/jul
Abril20/jul
Maio27/jul
Junho3/ago
Julho10/ago
Agosto24/ago
Setembro31/ago
Outubro8/set
Novembro14/set
Dezembro21/set

 

Datas de liberação de saques e transferências

Mês de aniversárioData
Janeiro25 de julho
Fevereiro8 de agosto
Março22 de agosto
Abril5 de setembro
Maio19 de setembro
Junho3 de outubro
Julho17 de outubro
Agosto17 de outubro
Setembro31 de outubro
Outubro31 de outubro
Novembro14 de novembro
Dezembro14 de novembro

 

Juan Gouveia é formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). É redator do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular, direitos trabalhistas e finanças diariamente.