Quem tem direito ao PIS/PASEP 2020-2021? Descubra aqui!

Começou ontem (30), o pagamento do abono salarial PIS/Pasep dos anos de 2020/2021. O crédito incluiu todos os beneficiários, independente do mês de nascimento ou número de inscrição, desde que sejam correntistas da Caixa Econômica ou Banco do Brasil. 

Quem tem direito ao PIS/PASEP 2020-2021? Descubra aqui!
Quem tem direito ao PIS/PASEP 2020-2021? Descubra aqui! (Montagem: FDR)

Os outros, sem conta nos bancos citados, terão que aguardar para poder fazer o saque após o dia 16 de julho.

Esse benefício será depositado para os trabalhadores de baixa renda e é considerado um 14º salário. Porém, há alguns requisitos para ter direito ao valor. 

Podem receber o abono salarial os brasileiros que trabalharam por pelo menos 30 dias, com carteira assinada, no ano de 2019. 

Além disso, o ganho deve ter sido de no máximo dois salários mínimos por mês, durante o período em exercício. 

O trabalhador também precisa estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos, e a empresa deve ter informado os dados do empregado de forma correta ao governo brasileiro. 

O valor varia de R$ 88 até R$1.045, de acordo com o tempo de trabalho. O calendário de pagamentos que está válido é referente ao ano de 2019.

O PIS é pago para os trabalhadores de empresas privadas por meio da Caixa. E o PASEP é pago para os funcionários públicos através do Banco do Brasil.

Como sacar o PIS/PASEP?

Aqueles que não possuem conta nos bancos, podem ir até um caixa eletrônico, com o cartão cidadão e a senha para sacar o dinheiro. Os que não tem o cartão pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mas é preciso levar documento de identificação com foto, CPF e carteira de trabalho. 

Para saber se tem direito ao PIS, o trabalhador pode telefonar para a Caixa no 0800-726-02-07 ou acessar o site. Para a consulta, é necessário ter em mãos o número do NIS (PIS/Pasep).

Os servidores que recebem Pasep devem verificar se houve depósito em conta no Banco do Brasil. Caso isso não tenha ocorrido, basta procurar uma agência do BB para regularizar a situação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01 do Banco do Brasil, aplicativo BB Pasep ou no site do banco.