Caixa TEM: Guia completo para você usar o app no saque do FGTS e auxílio emergencial

 

PONTOS CHAVES

  • O aplicativo foi criado para que os beneficiários de serviços sociais do governo pudessem ter acesso sem sair de casa
  • Nele é possível fazer a movimentação do auxílio emergencial para o pagamento de contas
  • Também é possível consultar e gerenciar o FGTS

O Caixa TEM é o aplicativo da Caixa que foi criado para que os trabalhadores brasileiros possam acessar os serviços sociais como o FGTS e auxílio emergencial. E possam fazer as transações sem sair de casa.

Caixa TEM: Guia completo para você usar o app no saque do FGTS e auxílio emergencial
Caixa TEM: Guia completo para você usar o app no saque do FGTS e auxílio emergencial (Foto:Google)

No aplicativo é possível fazer compras na internet utilizando o Cartão de Débito Virtual, que pode ser criado gratuitamente no aplicativo.

As compras no comércio podem ser pagas por meio de um QR Code gerado pelo lojista na própria maquininha do estabelecimento comercial.

Como baixar?

Caixa TEM: Guia completo para você usar o app no saque do FGTS e auxílio emergencial
Caixa TEM: Guia completo para você usar o app no saque do FGTS e auxílio emergencial (Foto:Google)

O aplicativo está disponível para os dois sistemas de telefones que temos disponível, Android e iOS.Para baixar o aplicativo é preciso acessar a Google Play ou pela App Store.

Como usar?

Depois do download, abra o aplicativo e clique na opção “SOU BENEFICIÁRIO” e digite o número do seu CPF para continuar.

Após isso, o usuário vai receber um código de segurança que será enviado através de mensagens (SMS) do seu celular e deve ser informado.  Não compartilhe esse código com ninguém. Caso você não tenha mais o código será possível gerar um novo.

Depois de digitar o código uma tela com a mensagem: “Estamos quase prontos”. Aperte na opção “CONTINUA”.

O aplicativo vai solicitar o Login Caixa. Para aqueles que já se cadastraram em outros aplicativos como o do FGTS ou Habilitação Caixa será possível usar a mesma senha, ela é numérica de 6 dígitos.

Se você nunca fez esse cadastro será preciso preencher algumas informações para continuar. 

Primeiro será o número do seu CPF, o nome completo, a data de nascimento e o endereço de e-mail. Por último, cadastre uma senha. 

A senha não poderá ter mais de 2 números em sequência, por exemplo, 1 e 2 ou 8 e 9, nem poderá ser a data do seu nascimento. Logo depois aperte em não sou um robô.

No e-mail deverá ter um com o nome Login Caixa. Abra e clique no link para confirmar suas informações. 

Caso não encontre o e-mail na caixa de entrada é possível que ele esteja na sua pasta de SPAM. O link irá direcioná-lo para a tela de login. Digite o seu CPF e em seguida a sua senha.

Mais algumas informações serão requisitadas como o número do seu celular e o CEP de onde você mora.

FGTS

Após o cadastramento, abra o app e informe o CPF e a senha cadastrada. Faça o login, aparecerão algumas perguntas adicionais sobre a sua vida funcional.

Responda essas perguntas você deve ler e aceitar as condições de uso do aplicativo, clicando em concordar. Depois você terá acesso a tudo sobre o FGTS.

Auxílio emergencial

O aplicativo irá direcioná-lo para a página principal. Assim, é só clicar em Auxílio Emergencial.

Uma nova tela irá aparecer com a mensagem “Por aqui você pode consultar o seu Auxílio na sua conta Poupança Social Digital”. Clique na opção “Consultar o Auxílio na Poupança Social Digital”. Então a mensagem “Vinculação de Dispositivo ao CPF” irá surgir e aguarde.

Para vincular o seu celular ao app Caixa Tem será enviada a você uma mensagem de texto (SMS), e aperte em receber código. 

Logo em seguida, cheque suas mensagens e, se já recebeu o número, digite no aplicativo e clique em “Enviar.

Para facilitar a identificação de qual aparelho está cadastrado no Login Caixa escolha um nome e digite no campo “Nome do Dispositivo”. Poderá ser a marca ou o modelo do seu celular, por exemplo

Você estará de volta na tela inicial e poderá consultar o seu benefício clicando na primeira opção “Auxílio Emergencial”. O usuário poderá consultar seu saldo, extrato e realizar pagamentos e transferências quando receber o valor.

Cartão de Débito Virtual

A Caixa informou que é  possível utilizar o cartão de débito virtual para movimentar o dinheiro do FGTS e do auxílio.

Com ele o usuário pode realizar a compra pela internet em mais de mil sites e aplicativos, além de poder pagar contas de água e luz. Para solicitar o cartão basta ter o aplicativo da Caixa tem. 

Após acessar, na tela inicial terá um ícone denominado “Cartão de Débito Virtual” e clicar, após isso, vai abrir uma página como se fosse uma troca de mensagem.

É só clicar na opção “Usar agora meu Cartão de Débito Virtual”.O aplicativo vai solicitar a senha de acesso que você cadastrou para entrar no aplicativo.

Ao informar a senha, aparecerá uma imagem com as informações do seu cartão, como número, nome, validade e código de segurança. Basta digitar corretamente conforme orientação da loja.

O cartão também pode ser usado para antecipar o FGTS ou o auxílio emergencial. Para isso, será necessário utilizar o sistema digital em carteiras como Mercado Pago, PicPay e PagSeguro.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.