publicidade

No primeiro dia de liberação do FGTS emergencial, os trabalhadores enfrentaram problemas para acessar o aplicativo Caixa Tem, que neste primeiro momento é a única forma de movimentar o dinheiro recebido. Os saques e transferências dos valores só estarão disponíveis para saque em 25 de julho. Por conta destas falhas, a Caixa Econômica criou uma alternativa. Saiba mais detalhes.

Sem acesso ao app do FGTS? Link te coloca direto na aba de consulta; acesse!
Sem acesso ao app do FGTS? Link te coloca direto na aba de consulta; acesse! (Imagem: Montagem FDR)
publicidade

Os trabalhadores que estão com problemas para acessar o aplicativo, podem entrar neste site e consultar detalhes de seu FGTS. Este site é a alternativa criada até o momento para que os problemas com o app sejam solucionados.

Falha

Ao entrarem no aplicativo Caixa Tem, os usuários ficavam em uma espécie de sala de espera virtual e era exibido na tela uma estimativa de quanto tempo deveriam esperar para conseguir acessar os serviços. Em alguns relatos, as esperas mostradas eram de mais que uma hora.

Questionada, a Caixa disse que o aplicativo Caixa Tem apresentou intermitências pontuais na manhã de ontem, 29, especificamente na funcionalidade para o pagamento de boletos, devido ao alto volume concentrado de solicitações.

“Todavia, os usuários puderam concluir as operações em novas tentativas ao longo do dia com a normalização do volume”, explicou o banco.

Consulta ao FGTS

Para consultar o valor e a data do saque emergencial, o trabalhador pode entrar no site do FGTS ou ligar para a central de atendimento da Caixa através do número 111, tendo em mãos o número do CPF ou do NIS (Número de Identificação Social) e a data de nascimento.

Caso o trabalhador não queira realizar o saque emergencial do FGTS ele vai poder comunicar a Caixa de sua decisão. O cidadão deve informar que não deseja sacar o FGTS em até 10 dias antes da data determinada para o pagamento. Com isso, o dinheiro permanece rendendo nas contas do FGTS.

Valor

O máximo que o trabalhador poderá sacar é de R$1.045. No caso daqueles que possuem mais de uma conta, o dinheiro será retirado primeiro das contas ligadas a contratos a empregos antigos, começando por aquelas que tiverem o menor saldo. Em seguida, o dinheiro poderá ser retirado de contas ativas, novamente por aquela que tiver menor saldo.

Calendário de depósito em conta poupança digital

Mês de aniversário

Dia do depósito

Janeiro 29/jun
Fevereiro 6/jul
Março 13/jul
Abril 20/jul
Maio 27/jul
Junho 3/ago
Julho 10/ago
Agosto 24/ago
Setembro 31/ago
Outubro 8/set
Novembro 14/set
Dezembro 21/set

 

Datas de liberação de saques e transferências

Fonte: Caixa Econômica Federal

 

COMENTÁRIOS

Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.

VEJA TAMBÉM