Saque do FGTS e auxílio emergencial ficam retidos em poupança da Caixa Econômica

Durante a pandemia do novo coronavírus, diversas medidas começaram a fazer parte do dia a dia dos brasileiros. O processo de digitalização sofreu algumas mudanças, entre elas, a da utilização de meios digitais para pagamento. Os benefícios liberados pelo Governo Federal, como o auxílio emergencial e saque do FGTS realizam o pagamento através da poupança digital da Caixa Econômica Federal. Todo o valor é gerenciado através de aplicativo.

Saque do FGTS e auxílio emergencial ficam retidos em poupança da Caixa Econômica (Reprodução/Internet)
Saque do FGTS e auxílio emergencial ficam retidos em poupança da Caixa Econômica (Reprodução/Internet)

O app Caixa Tem é utilizado para o gerecimento dos benefícios, com exceção daqueles que recebem através do Bolsa Família. A medida foi tomada para evitar aglomerações nas agências da Caixa em meio a crise pandêmica.

Porém, durante este processo de otimização da utilização do Caixa Tem, foi criado calendários de pagamentos diferentes e com fluxos observados. Entre eles, o do pagamento inicial sem possibilidade de saque.

Desta forma, o benefício fica retido na poupança digital até que chegue a data do novo calendário, no qual contempla os saques e transferências. Porém, mesmo com a retenção o benefício pode realizar diversas ações.

Isto porque, é possível usar o cartão de débito digital para realizar compras através dos meios digitais. Além disto, algumas máquinas de cartão de crédito oferecem a possibilidade do uso da tecnologia QR Code para pagamentos presenciais.

Essas funcionalidades são apenas algumas, as demais, consideradas comuns, ainda é possível realizar pagamentos de boletos através do app. Para transferências também será necessário esperar mais um pouco.

Uma das novidades é a inclusão do saque emergencial do FGTS para depósitos. Segundo o presidente do banco, Pedro Guimarães, os recebimentos serão feitos independente se o beneficiário indicar alguma outra conta. Dinheiro, portanto, será depositado automaticamente no Caixa Tem.

Saque do FGTS

Calendário de depósito em conta poupança digital

Mês de aniversário

Dia do depósito

Janeiro 29/jun
Fevereiro 6/jul
Março 13/jul
Abril 20/jul
Maio 27/jul
Junho 3/ago
Julho 10/ago
Agosto 24/ago
Setembro 31/ago
Outubro 8/set
Novembro 14/set
Dezembro 21/set

 

Datas de liberação de saques e transferências

Mês de aniversário Data
Janeiro 25 de julho
Fevereiro 8 de agosto
Março 22 de agosto
Abril 5 de setembro
Maio 19 de setembro
Junho 3 de outubro
Julho 17 de outubro
Agosto 17 de outubro
Setembro 31 de outubro
Outubro 31 de outubro
Novembro 14 de novembro
Dezembro 14 de novembro

 

Liberação do auxílio emergencial

O calendário vale para a terceira parcela, segunda parcela de quem recebeu até 29 de maio, e primeira parcela para novos aprovados.

Mês de aniversário Dia da liberação para saque e transferência
Janeiro 18 de julho
Fevereiro 25 de julho
Março 1º de agosto
Abril 8 de agosto
Maio 15 de agosto
Junho 29 de agosto
Julho 1º de setembro
Agosto 8 de setembro
Setembro 10 de setembro
Outubro 12 de setembro
Novembro 15 de setembro
Dezembro 19 de setembro