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Atualmente, existem cerca de 905 mil pedidos parados no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Essas solicitações estão paradas por alguma ação a ser realizada pelo próprio segurado. Ao consultar, se surgir a opção “em exigência”, significa que o indivíduo precisa fazer o envio de algum documento que esteja faltando.

Veja motivo que pode estar atrasando liberação do seu benefício do INSS
Veja motivo que pode estar atrasando liberação do seu benefício do INSS (Imagem: FDR)
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Além desse número, há cerca de 472 mil processos que precisam de alguma mudança por conta do próprio INSS. Segundo o próprio órgão, os processos estão levando cerca de 57 dias para ficarem prontos.

Para aqueles que estão em exigência, o maior problema é a falta da carteira de trabalho. Além disso, tem a falta dos documentos pessoais e qualquer documento que comprove o tempo de contribuição. É importante estar atento também aos dados do CPF, pois essas informações são utilizadas como base.

Segundo a presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Adriane Bramante, esse número acumulado de pedidos se dá pelo fato dos pedidos estarem sendo realizados de forma online.

Isso porque muitas pessoas tem dificuldades e acabam deixando de enviar alguns documentos ou até mesmo erram na hora de preencher as informações necessárias.

“Estamos com agências fechadas há quase três meses, e vários pedidos que foram feitos no período tiveram quase nenhuma orientação. Então, às vezes, as pessoas não juntam a documentação toda ou não a digitalizam corretamente. O INSS tem um padrão de digitalização bastante rígido. Tem que ser colorido, por exemplo. E, às vezes, o segurado não tem scanner. Então, acaba tirando foto com o celular, não tira de todas as páginas da carteira, fica torto, desfocado” — afirma Adriane.

Meu INSS

É preciso ressaltar que muitas solicitações do INSS podem ser realizadas de forma online. É possível fazer isso pelo site, através do endereço meu.inss.gov.br ou pelo aplicativo “Meu INSS”.

O app pode ser baixado gratuitamente através das lojas Google Play Store e Apple Store. O mesmo está disponível para usuários Android e iOS (Iphone). Além disso, caso o usuário tenha dificuldades para solicitar online, pode pedir por meio do telefone 135, que é a Central de Atendimento do INSS.

 

 

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