Como consultar a restituição do IRPF 2020? Aprenda aqui!

Desde a última terça-feira (22), está aberta a consulta ao segundo lote de restituição do IRPF 2020. Nessa segunda fase, serão contempladas mais de 3 milhões de pessoas e de acordo com a Receita Federal, esse será o maior valor registrado por lote.

Como consultar a restituição do IRPF 2020? Aprenda aqui!
Como consultar a restituição do IRPF 2020? Aprenda aqui!(Foto: Google)

O primeiro lote foi pago no dia 29 de maio e o próximo ocorrerá no dia 30 junho, data em que se encerra o prazo para entrega das declarações de 2020. Antes, a restituição era dividida em 7 lotes, mas esse ano o número caiu para 5. Por isso, existem lotes com pagamentos maiores, se comparados aos anos anteriores.

Para consultar a sua restituição, basta seguir os passos:

Consulta da restituição do IRPF 2020 pelo site

  1. O primeiro passo é acessar o site da Receita Federal através do endereço http://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/consrest/atual.app/paginas/mobile/restituicaomobi.asp
  2. Na página carregada, preencha os dados solicitados que se referem ao seu CPF, data de nascimento, código captcha e o ano do imposto de renda. Então, clique em “Consultar”;
  3. Em seguida, você já pode conferir se houve ou não a sua restituição.

Consulta pelo celular

A consulta via celular também é fácil, mas é necessário o download do aplicativo correto para isso.

  1. A primeira etapa consiste em baixar o aplicativo de forma gratuita. Entre em Google Play ou a App Store e realize o download do app Pessoa Física;
  2. Em seguida, abra o aplicativo normalmente e conceda a permissão solicitada para que ele tenha acesso a seus arquivos;
  3. O terceiro passo é escolher a opção “Consulta Restituição”, digitar o número de seu CPF e selecionar o ano de 2020. Então, toque no ícone da “lupa”;
  4. Pronto. Agora é só aguardar que o aplicativo mostre o resultado da pesquisa.

Pagamento

Vale ressaltar que o pagamento das restituições é feito dentro da data indicada no calendário e o dinheiro é depositado na conta informada no ato da declaração. A conta pode ser corrente ou poupança e precisa ser de mesma titularidade.

Caso o pagamento não ocorra, o contribuinte deverá entrar em contato com alguma agência do Banco do Brasil pelos telefones: 4004-0001 (capitais) / 0800-729-0001 (demais localidades) / 0800-729-0088 (telefones especiais para deficientes auditivos.